Fotografia e poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem Poder e Fotografia

A fotografia é usada para inúmeros fins, seja ter em casa uma lembrança de uma viajem, dos filhos ou um momento. Por sua qualidade de verossimilhança a fotografiapassou a ser usada em inúmeras formas de comunicação, desde o fotojornalismo, propaganda (política, publicitária, etc), até provas criminais. Neste trabalho vou expor um pouco do lado político dafotografia e como o poder pode influenciar a leitura ou publicação de uma foto.
A fotografia como uma representação do mundo é uma arma forte quando se quer mostrar algum fato, acontecimento ou ideia emuitos políticos a usam em sua propaganda política. Sabendo o que cada coisa significa na foto, seu ângulo, sua perspectiva, enquadramento, cores, a maioria dos políticos tem em suas fotos umenquadramento quase sempre de frente, com uma perspectiva vinda de baixo, onde ele quer passar a ideia de superioridade sobre as pessoas que estarão vendo a foto. Um outro ponto importante de se destacar emfotografia e demonstra claramente como o poder pode influenciar e mudar a leitura da fotografia é a própria legenda que se encontra junto a ela, uma fotografia pode ser algo subjetivo, e quando seguidode uma legenda ela se torna uma arma para formar ideias que podem ou não existir no contexto da história daquela imagem, ou momento histórico, “A objetividade de uma imagem é apenas uma ilusão, e aslegendas que a comentam podem alterar totalmente sua significação”(Giséle Feund: Le mond et ma caméra). Adiante retiro alguns exemplos contidos no texto “A fotografia como instrumento político” contidano livro “Fotografia e Sociedade, Giséle Feund, 1995”.
Sob uma fotografia representando um tanque russo numa rua. Primeira legenda “Desprezando os direitos do povo a disporem de si mesmos, o Governosoviético enviou divisões de blindados para Budapeste, para reprimir a revolta”. Segunda legenda: “O povo húngaro pediu a ajuda do povo soviético, Alguns tanques russos foram enviados para proteger...
tracking img