FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA

6242 palavras 25 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS/PARFOR – MODALIDADE A DISTÂNCIA

ANÁPOLIS
2013

Í N D I C E

1- INTRODUÇÃO PÁG.03.
2- CONCEITOS HISTÓRICOS DA FOTOGRAFIA NO BRASIL PÁG.04.
3- CRONOLOGIA DO SÉCULO XIX PÁG.16.
4- CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ARTISTAS FOTOGRAFICOS PÁG.20.
5- PIONEIROS DA FOTOGRAFIA PÁG.22.
6- INFUÊNCIA DE D.PEDRO II NA ARTE FOTOGRAFICA PÁG.22.
7- CONCLUSÃO PÁG. 23.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOFRÁFICAS PÁG.24.
1 - INTRODUÇÃO
Diante de todas as minhas leituras posso afirmar que refletir sobre a fotografia é refletir sobre algo múltiplo, em seus resultados, dimensões, objetivos, usos, avaliações.

Vejo ainda que a Fotografia é uma forma de obter registros que servem como fonte documental, reforçar a ideia de que a utilização da imagem é contributiva para o registro histórico das culturas e da sociedade.

A fotografia foi um dos inventos da modernidade que revolucionou a forma do homem se representar e se relacionar. Desde seu nascimento, em 1826, associou-se às ciências antropológicas e trouxe para a humanidade uma possibilidade de registrar o passado e resgatar a história.

A Fotografia tem uma grande importância social, cultural e política, é uma abstração do real, e o seu predomínio, significa um “tornar-se abstrato” do mundo.

A abstração generalizada, porém, é uma consequência da sociedade capitalista. E numa forma de sociedade em que a vida real é pobre e fragmentária. Os indivíduos são obrigados a contemplar e a consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes falta em sua existência real.

Segundo Andrade (2002, p.31-32) lembra que “(...) a fotografia mudou o comportamento do mundo! Assim como a antropologia, a fotografia tem um observador participante que escava detalhes e fareja com seu

Relacionados