Fotografia aplicada profundidade de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Profundidade do campo
A profundidade de campo é a casta de distância no qual os objetos numa foto se vêem nítidos.
A profundidade do campo, sempre aumenta fechando o diafragma. Segundo alguns manuais de fotografia, precisa-se que, com uma abertura média do diafragma (normalmente de 8 e 11 nas câmeras analógicas), obtêm-se as fotos mais nítidas. Isto não quer dizer queesta regra possa aplicar-se aos objetivos menores das câmeras digitais.
Outra regra tendo em conta a profundidade do campo, antes de realizar uma fotografia, deverá centrar-se onde se indica a zona de nitidez do sujeito.
A profundidade de campo varia com o tamanho da abertura da lente, a distância entre a câmera e o sujeito e a distância focal da lente. A profundidade de campo é maior à medidaque:
1- O tamanho da abertura da lente decresce.
2- A distância ao sujeito aumenta.
3- A distância focal da lente decresce.
Em algumas tomadas precisaremos a máxima profundidade de campo possível.

Focalização

Utilizando o recurso da PROFUNDIDADE DE CAMPO, podemos dar mais ênfase a determinado objeto, abrindo mais o diafragma (e compensando na velocidade, evidentemente...) afim de que osdemais elementos, localizados em planos diferentes saiam "fora de foco".

O diafragma

Está composto por umas pequenas lâminas metálicas, imbricadas entre si no interior da objetiva. Estas, formam um orifício regular que determina o diâmetro do feixe luminoso e por tanto a intensidade de luz que terá o plano focal.
O diafragma, é o que controla a quantidade de luz que atravessa a objetiva etambem determina a extensão da profundidade do campo.
Algumas combinações de abertura e velocidade dão lugar a uma exposição equivalente, isto é, que em muitas ocasiões a imagem ou filme se encontrará exposta à mesma quantidade de luz. Um diafragma muito aberto e uma velocidade de obturação elevada nos darão uma profundidade de campo escassa e uma abertura menor e uma velocidade de obturação maislenta nos dará uma profundidade de campo maior.
A velocidade de obturação:
Quando pressionamos o disparador da câmera, na realidade o que fazemos é acionar o obturador. Como já vimos, o obturador costuma ser umas cortinas situadas adiante do negativo, as quais, ao abrir-se, deixam passar a luz que imprimirá o filme.
Quando o tempo de obturação aumenta ou diminui, o tempo de exposição do filme deimagem aumenta ou diminui de forma similar ao ajuste do diafragma, que deixa penetrar mais duas vezes ou menos luz com cada graduação.
Para captar com nitidez motivos em movimento há que recorrer a uma velocidade alta de obturação, que dependerá de fatores como a velocidade do objeto e a distância à que nos encontremos...
Se o motivo vem para nós ou se afasta, precisaremos uma velocidade maislenta que se cruza o enquadre. Devemos situar-nos de forma que todos estes fatores nos favoreçam. No entanto o fator que mais nos condicionará à hora de escolher a velocidade de obturação será a luz. Em condições de luz escassa podemos aproveitar as pausas naturais dos objetos em ação.


 [pic]



[pic]
[pic]

Objetiva
A objetiva é o elemento ótico que foca a luz da imagem no materialsensível (filme fotográfico ou sensor digital) de uma câmera fotográfica.
As objetivas podem estar embutidas no corpo da câmara (como numa câmara compacta) ou podem ser intermutáveis (como em câmaras SLR). A objetiva permite controlar a intensidade da luz que a atravessa (abertura) através do diafragma, permitindo maiores ou menores exposições à luz.
A abertura é medida em números-f. f/2, f/2.8,f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22 (números maiores correspondem a menores aberturas). A distância focal (medida em milímetros) de uma objetiva indica o seu grau de ampliação da imagem e o seu ângulo de visão. Uma objetiva de 50mm, diz-se uma objetiva normal e corresponde aproximadamente ao angulo de visão do olho humano.
Todas as distancias focais abaixo de 50mm são consideradas grande angular,...
tracking img