Fossas septicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* INTRODUÇÃO

O tratamento de esgoto em áreas urbanas no Brasil ainda não é suficiente para atender a crescente demanda da população, no entanto, apresenta-se num estágio avançado quando comparado com a situação da população na área rural. A presença de serviços de tratamento de água e de esgoto sanitário é muito importante para se prevenir doenças como cólera, hepatite A, verminoses, diária,entre outras. Na zona rural, a maioria da população não tem acesso a esses serviços e faz uso de fossas “negras”, que são buracos cavados no chão sem qualquer proteção interna. Isso gera problemas para a população e para o meio ambiente, pois as fezes e a urina liberam o chorume, que é um liquido de odor desagradável, que penetra no solo e contamina riachos, minas e águas subterrâneas que abastecemos “poços caipiras”.
Como alternativa para esse problema, está sendo utilizada a Fossa séptica Biodigestora, que é uma tecnologia da EMBRAPA, que foi desenvolvida pelo pesquisador aposentado Antônio Pereira de Novais e que tem como objetivo melhorar o saneamento rural, de forma eficaz e com baixos custos.
O presente trabalho mostra a necessidade de rever-se a adoção da fossa sépticabiodigestora como tratamento dos esgotos doméstico em regiões onde não há sistema de tratamento de esgoto, bem como alerta para o risco de contaminação dos mananciais subterrâneos de água para abastecimento humano, decorrentes do mau uso das fossas.

1. Fossa negra

Não existe na maioria das áreas rurais tratamento de esgoto domestico, ultiliza-se então a fossa rudimentar, mais conhecida como fossasnegra.
A fossa negra, por definição, é uma escavação que recebem excretas ou esgoto, com revestimento interno impermeabilizante ou em muitos casos sem revestimento, cujo fundo atinge ou fica a menos de 1,5m acima do lençol freático, em condições de poluir a água utilizada para consumo doméstico, oriunda de poços artesanais, alem de se tornar um local propicio a doenças e mau cheiro.

Figura [ 1]. Fossa negra mostrada em um contexto ambiental.

Na Figura 1 é apresentado um esquema mostrando uma fossa rudimentar em um panorama ambiental. O esgoto gerado na residência é depositado na fossa, que consiste de uma simples escavação feita no solo, sem qualquer revestimento interno de suas paredes. No interior da fossa ocorrem reações na matéria orgânica presente nas fezes, em virtude daintensa atividade microbiana, com a liberação de um líquido de odor desagradável e também com altas concentrações de nitrato (NO3-) e coliformes fecais, denominado chorume. Este líquido se infiltra nas paredes da fossa e percola através do solo podendo atingir e contaminar as águas subterrâneas.

Figura [ 2 ]. Fossa negra.

Figura 2.1. Fossa negra aberta.

2. Fossa Séptica Biodigestora

Osistema denominado Fossa Séptica Biodigestora foi desenvolvido com o objetivo de promover o tratamento de esgoto em áreas rurais, onde a maioria da população faz uso de fossas rudimentares e ou não possuem qualquer tipo de tratamento do esgoto doméstico.
O sistema de fossa biodigestora contribui para a viabilização do tratamento de esgoto doméstico e consequente produção de efluentes desinfetados.Consiste em um tratamento biológico do esgoto por ação de digestão fermentativa, utilizando-se de esterco bovino/ovino como meio inoculante de bactérias. O sistema evita a proliferação de doenças veiculadas pela água poluída por esgoto doméstico.

Figura 3. Esquema de fossa séptica biodigestora.

Figura 4. Fossa séptica biodigestora.

2.1- Funcionamento

Os esgotos domésticos originadossomente dos banheiros são conduzidos às caixas, por meio de uma válvula de retenção é adicionada uma mistura de esterco bovino e água na primeira caixa, para que ocorra fermentação dos excretos humanos. As caixas estão enterradas no solo e vedadas com borracha, para que não haja entrada de ar e se mantenha a temperatura. Ao fim do processo fermentativo, que dura em média trinta dias, na passagem e...
tracking img