Fosforo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
fósforo

O fósforo (P) é um elemento químico não metálico, que se localiza no grupo 15 e período 3 da Tabela Periódica.
Este possui número atómico 15 e massa atómica 30,973 761.
O fósforo foidescoberto pelo alquimista alemão Henning Brand em 1669 em Hamburgo, Alemanha, através da destilação da urina, mas só foi reconhecido como elemento por Antoine Laurent Lavoisier um século mais tarde.O nome fósforo deriva do grego phosphoros que significa portador de luz.
Ao contrário do azoto, o fósforo não é uma substância gasosa, mas sólida, que se apresenta sob várias modificaçõesalotrópicas.
Mediante condensação do vapor obtém-se o chamado fósforo branco, que a temperaturas baixas constitui uma substância translúcida e quebradiça e, à temperatura ambiente, uma massa pouco dura deaspeto leitoso. Este reage com facilidade e se distribuído finamente sobre uma superfície inflama-se em presença do ar, convertendo-se em pentóxido de fósforo (P2O5).
As queimaduras produzidas pelofósforo branco são profundas e perigosas. Em estado compacto não se inflama espontaneamente, embora se produza uma oxidação lenta que origina uma luz azulada facilmente distinguível na obscuridade.
Ao seraquecido, o fósforo branco converte-se primeiro em fósforo vermelho e depois em fósforo violeta. Ambas as formas têm uma reação mais lenta do que a variedade branca. Inflamam-se a temperaturas maisaltas e não atacam outros materiais tão facilmente como o fósforo branco.
A uma pressão de 12 mil bar e a uma temperatura de 200 ºC, o fósforo violeta transforma-se em fósforo negro, o que podeconseguir-se também a uma pressão normal e a uma temperatura de 400 ºC utilizando mercúrio como catalisador. O fósforo negro é a modificação mais estável.
O fósforo é um componente essencial para odesenvolvimento das plantas, pelo que para se obter bons resultados é necessário adubar o solo com ele. Na Natureza o fósforo não se encontra livre, mas abunda sob a forma de fosfatos (fosfato de...
tracking img