Forum de duvidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC construção na postagem do fórum 1
TEMA:
A atuação do CAPS no tratamento de pessoas com transtorno mentais: (Penso que este poderia ser o seu tema, assim apresentaria a questão do local em fócuo na delimitação. O que acha?) A importância das oficinas ocupacionais como instrumento de reinserção dos usuários à sociedade.
Delimitação: O Trabalho do Assistente Social junto aos portadores detranstorno mental e sua respectiva família.
JUSTIFICATIVA:
O presente artigo tem como finalidade, analisar a atuação dos agentes sociais do CAPS II no tratamento de doentes mentais, através de oficinas ocupacionais. Conhecer a atuação dos referidos agentes é de suma importância para futuras melhorias no atendimento.
Já há algum tempo que vem se tornando na cidade a presença de pessoas comtranstornos mentais ou problemas neurológicos e suas variantes como stress emocional, depressão, transtorno compulsivo, esquizofrenia entre outros. Diante dessa nova realidade procurou-se pesquisar algumas terapias que pudessem levar essa nova realidade procurou-se pesquisar algumas terapias que pudessem levar essas pessoas a ocuparem seu tempo ocioso e buscar melhora através das oficinas ocupacionais queo Centro de Atenção Psico Social – CAPS – oferece aos seus usuários e voltarem a ter uma vida normal em sociedade.
Desenvolveu-se esta atividade acadêmica com o propósito de conhecer e entender os seres humanos em suas formas de existência na sociedade e, para que a deficiência mental não seja uma limitação para o desenvolvimento de seu cognitivo favorecendo uma forma de bem viver em seucontexto social.
A importância da criação de oficinas terapêuticas para as pessoas com distúrbios mentais significa uma identificação maior com sua comunidade e sés familiares. Considerando-se a necessidade da convivência social em ambientes diversificados e atividades diversas, pode-se dizer que os portadores de transtornos mentais chegarão à valorização e à melhoria na autoestima, proporcionando-lhesmelhor qualidade de vida.


FÓRUM 2

Categoria 1 Qual é a Categoria 1?
As drogas no ambiente familiar prejudicam a vida dos indivíduos, quer seja pai, filho ou companheiro (a). Aumentam os riscos de doenças sexualmente transmissíveis ( DST – AIDS) quando o homem ou mulher drogados tornam-se vulneráveis a essas doenças, através de uso de materiais descartáveis usados por usuários infectados.A prática profissional é o foco da pesquisa, porém como é sabida, a profissão não é exercida de forma autônoma, mas está intrinsicamente ligada à instituição em que está inserida. Sendo assim, quando a instituição tem visão emancipadora fica mais fácil para o Serviço Social fazer um trabalho que colabore como restauração da saúde mental dos usuários. Logo, compete aos profissionais de ServiçoSocial e a instituição uma mediação entre loucura e sociedade.
Na concepção de Iamamoto (1992)
Assim, um desafio é romper as unilateralidades presentes nas leituras do trabalho do assistente social com vieses ora fatalistas, ora messiânicos, tal como se constata no cotidiano profissional Reflexão Pessoal: Enquanto estagiária do Serviço Social no Centro de Atendimento Psico Social “Adolfo Lourido”pode-se observar a quantidade de usuários desse Centro em dependência química. Nesse local são desenvolvidos tratamentos psicossociais      de pacientes, de diversas faixas etárias, portadores de diferentes transtornos psiquiátricos, na sua maioria de classe social de baixo poder aquisitivo, viciados em álcool, drogas ou outros distúrbios mentais.

Categoria 2 Qual é a Categoria 2?Desenvolveu-se esta atividade acadêmica com o propósito de conhecer e entender os seres humanos em suas formas de existência na sociedade e, para que a deficiência mental não seja uma limitação para o desenvolvimento de seu cognitivo favorecendo uma forma de bem viver em seu contexto social.
Na opinião de Viana apud Araújo (1999)
A proposta da Terapia Ocupacional é oferecer ao paciente, a possibilidade de...
tracking img