Forno micro-ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O forno de micro-ondas surgiu por mero acaso, e quem o desenvolveu foi o engenheiro eletrônico Percy Spencer, que trabalhava em uma empresa fabricando magnetrons para aparelhos de radar. Certo dia trabalhando com um aparelho de radar ativo percebeu que a barra de chocolate que estava em seu bolso derreteu.
Como ele sabia que as micro-ondas geravam calor, assim supôs que essas ondastinham escapado do tubo de magnetron e atingiram a barra de chocolate.
Intrigado com isso ele fez seus primeiros experimentos com milho de pipoca e um ovo, o segundo cozinhou de dentro para fora e devido a pressão estourou.
Em 1946 a empresa Raytheon patenteou o processo de cozinhar por microondas e em 1947, construíram o primeiro forno de microondas comercial, o Radarange.

Radaranger:Tinha 1,70m de altura e 340 kg. Era arrefecido a água e produzia 3 KW, aproximadamente três vezes a quantidade de radiação produzida pelos fornos de micro-ondas de hoje.

Funcionamento geral:

A energia elétrica, na forma de uma corrente alternada (alta e baixa tensão) é transformada em corrente contínua por intermédio de um circuito formado por um transformador, diodos e capacitores.
Acorrente que chega do transformador através do triplicador serve para alimentar o magnetron.
No seu interior existe uma onda eletromagnética de frequência 2450 MHz, gerada pelo magnetron e irradiada por um ventilador de metal, para o seu interior.
Através da ressonância as moléculas de água dos alimentos absorvem as ondas, aumentando a gitaçao das mesmas, provocando assim o aquecimento dos alimentosde fora para dentro.
O prato giratório que esses fornos possuem serve para garantir uma distribuição mais uniforme da radiação eletromagnética sobre todo alimento.

Magnetron:
Composição:
Constituído por um ânodo cilíndrico, composto de cavidades, que se encontram no eixo de um cátodo de aquecimento. Quanto maior o número de cavidades maior é o seu rendimento. O ânodo e o cátodo sãoseparados por um espaço de interação, em vácuo.
As cavidades, ditas “cavidades ressonantes” podem ter formas diferentes de acordo com o magnetron considerado. São encontrados também dois ímãs fixados perpendicularmente em relação ao eixo do tubo.

Funcionamento:
Um campo elétrico contínuo é aplicado entre ânodo e cátodo. Com tensão de vários KV, para um espaço de milímetros. Os elétrons liberadospelo cátodo são acelerados pelo campo magnético.
Devido ao campo magnético criado pelos ímãs obtém-se um movimento circular em torno do cátodo.
Cada elétron é animado de uma velocidade v. o campo magnético cria, com a nuvem eletrônica, uma força de Laplace que acelera as ondas. As cargas que fluem entre ânodo e cátodo vão entrar em interação com as cavidades ressonantes do bloco anódico que setorna o apoio das oscilações eletromagnéticas.
A radiação magnética deve-se à vibração dos elétrons nas cavidades ressonantes. De acordo com a “equação de Maxwell” sobre os fenômenos elétricos e magnéticos, um campo elétrico variável produz um campo magnético variável inverso.
Uma parte das ondas é encaminhada para antena, que as transmite pela cavidade do forno, onde vão permitir cozer osalimentos.

Ação das micro-ondas em relação às moléculas de água:

Quando sujeita a radiação, a molécula de água absorve a energia das ondas eletromagnéticas se estas tem uma frequência que limita as das micro-ondas (2450 MHz). Isto se traduz numa rotação da molécula de água.
As moléculas de água de um alimento em estado normal estão em desordem. Porém quando submetidas a um campo elétricocontinuo elas são orientadas na direção deste campo.

O atrito criado pelas rotações libera calor
Após a liberação de calor, a transmissão para as diferentes camadas do alimento é feita por indução e reaquecimento.
A quantidade de água não repartida igualmente faz com que algumas partes do alimento fiquem mais ou menos aquecidas que a outra.

Ondas Estacionárias:

Ondas confinadas entre duas...
tracking img