Formologia Da Flor

368 palavras 2 páginas
00 Biologia Biologia

Colégio Estadual Osório Rodrigues Camargo.
Abadiânia, 18 de agosto de 2014.
Professora: Fatima Belém
Disciplina: Biologia
Aluna: Bruna Lorrayne dos Santos
Serie: 2° Turma: “F”
Turno: Noturno Morfologia Externa da Flor

Tipos de Polinização
ANEMOFILIA: este tipo de dispersão de pólen acontece com a “ajuda” do vento. Quando este fenômeno natural ocorre, carrega os leves grãos até a flor seguinte, quase sempre as mais próximas.
HIDROFILIA: já este tipo de dispersão conta com o auxílio da água.
QUIROPTEROFILIA: quando ocorre este tipo de transmissão de pólen, o agente polinizador é o morcego.
CANTAROFILIA: neste caso, este termo é empregado quando a dispersão se dá com o auxílio dos besouros.
ENTOMOFILIA: este termo é usualmente empregado quando se trata do processo de polinização feito por moscas e abelhas. Mas em alguns casos, um pouco menos comum, pode também ser empregado quando trata-se de dispersão feita por insetos de um modo mais amplo, mais geral.
PSICOFILIA: aqui as borboletas são as responsáveis pelo transporte do pólen.
ORNITOFILIA: quando as aves entram em cena e dispersam pólens o processo recebe esta denominação.
ARTIFICIAL (ou ANTROPOFILIA): neste caso, a polinização é feita exclusivamente pela ação do homem. Direta ou indiretamente.
Mais raramente pode acontecer em algumas espécies de plantas aauto-polinização, porém este processo é realmente menos comum graças à mecanismos que as flores desenvolvem (adaptações) para rejeitarem seu próprio pólen, garantindo assim a prosperidade e a diversidade genética da espécie. Entretanto, há casos em que os vegetais não possuem tais mecanismos e aí é necessário se utilizar de seu próprio pólen para garantir uma fecundação. Entomofilia
Entomofilia é o termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é mais usado para designar a polinização efetuada por abelhas, vespas

Relacionados