Formatando trabalhos juridicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMATANDO TRABALHOS JURÍDICOS DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: Manual Prático
Este artigo busca explicitar de forma prática como fazer a aplicação das normas da ABNT em quando da confecção de trabalhos acadêmicos e monografias também na seara jurídica.
Texto enviado ao JurisWay em 7/12/2008.
[pic]Indique aos amigos
 
Introdução:
 
Muitas são as dificuldadesem se aplicar as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de forma prática na elaboração de diversas modalidades de Trabalhos Acadêmicos (TAC`s), e tal fator é de ocorrência comum nos mais diversos meios.
Não raro, a utilização das referidas normas torna-se motivo de indagações acerca da desnecessidade ou incoerência, mas são indispensáveis como referencial científico, pois todasciências devem ser eivadas de método, e a escrita científica prescinde também de padrões que possam estrutura-la.
Além do “empecilho” advindo da obrigatoriedade de uso das normas da ABNT, muitos se esbarram com a dificuldade em aplicá-las de forma efetiva no papel, ou melhor, dizendo, na formatação virtual pela qual todos TAC`s têm que passar para que possam ser impressos e entregues. Com ofim de auxiliar nessa empreitada, este simples manual foi desenvolvido, com intuito de explicitar algumas das principais questões com as quais pode-se esbarrar em quando da formatação dos TAC`s pelo computador.
De forma geral, serão abordadas gradativamente principais das normas exigidas pela ABNT no que diz respeito à normatização de TAC’s, juntamente com sucintas explicações de sua efetivaçãovirtual.
É recomendável que a formatação seja feita após a digitação de todo o texto, pois assim, perde-se menos tempo com alguns problemas que costumam surgir quando da ocorrência de pré-formatação (fontes diferentes, perda da paragrafação utilizada ...).
Porém, há aqueles que preferem fazer a formatação precedentemente, deixando-a como padrão para os demais escritos vindouros. Talmodalidade é mais complicada, pois ao se reduzir o tamanho da fonte, ou trabalhar com colagens advindas de outros textos, a formatação pode ser modificada imotivadamente.
Cabe por fim, lembrar que apesar da existência de normas de caráter geral, algumas podem ser adotadas de forma diferenciada pelas instituições, o que não acarreta maiores prejuízos ao que aqui será explicado, vez que pela práticapodem-se apreender os meios de como se implementar as modificações exigidas ao respectivo TAC.
 
1-Tamanho da página:
 
Em geral, as páginas já vêm pré-formatadas pelo doc. quando aberto no Word (que é um dos aplicativos mais utilizados para digitação e formatação de TAC`s, e o que será usado nos ensinamentos deste manual). A folha tem o tamanho 21 x 29,7 (A4), e as margens superior eesquerda 3 cm, e as inferior e direita 2,5 cm.
Estes costumam ser os padrões adotados nos TAC`s, e nos casos de diferenciações, estas dizem respeito às margens inferior e direita, que devem ser de 2 cm.
Para fazer qualquer modificação no tamanho do papel e das margens, pode-se selecionar a opção “arquivo” (que está no canto superior esquerdo da tela), e clicar em “configurar página”, paraque as alterações possam ser feitas. As margens pré-formatadas geralmente são:
SUPERIOR / INFERIOR- 2,5 cm e ESQUERDA/DIREITA- 3,0 cm.
MDIANIZ- 0 cm e POSIÇÃO DA MEDIANIZ- Esquerda
Às vezes o tamanho da página pode não estar devidamente configurado, para sabê-lo, basta clicar em “papel” (está do lado direito do tópico “margens” também dentro da opção configurar página), e ver se o tamanho é oA4 (21x29,7 cm.)
 
 [pic]
 
2- Espaçamento entre as linhas:
 
O espaçamento a ser solto entre as linhas deve ser de 1,5. A ABNT adota tal critério para que a revisão e leitura dos TAC`s possa ser mais fácil, pois a utilização do espaçamento simples dificulta a correção, e inserção de notas e comentários pelos revisores.
Nas citações em bloco, que são...
tracking img