Formatando PenDrive

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Formatando PenDrive

Uma das melhores invenções atuais para a troca de dados certamente é o pendrive que, além de pequeno, pode armazenar informações cruciais de forma segura e simples. Ele funciona da mesma forma que o drive do computador, com a vantagem do tamanho que dá para carregar no bolso, deixando a vida ainda mais fácil.
Porém, com a quantidade de informações que armazenamos hoje emdia, formatar o pendrive de vez em quando é indispensável. Isso faz com que você libere o espaço do dispositivo para armazenar novas informações e o deixe limpo, de fato, de qualquer arquivo armazenado ali.
O Baixaki vai ensinar você a realizar essa tarefa rapidamente, explicando em detalhes para o que serve cada opção dada pelo sistema. Assim, você pode escolher as configurações que melhor seadaptam à sua necessidade.
Para o Windows
Não importa se você usa o XP, Vista ou Windows 7, a maneira de formatar é sempre a mesma. Ao inserir o dispositivo na porta USB, ele será reconhecido pelo sistema operacional e aparecerá em “Computador”, ou no “Meu Computador”.

Para iniciar o processo, clique com o botão direito no drive e escolha a opção “Formatar” para abrir as informações daquele pendrive.Ali, você encontra a capacidade total do dispositivo, o sistema de arquivos, a unidade de alocação e pode renomear o volume, além de escolher entre a formatação rápida ou normal.
Ao selecionar a opção “Iniciar”, o sistema vai pedir uma confirmação do processo, uma vez que a formatação apaga todos os dados ali armazenados. Clique em “Ok” para que ele faça a formatação.

Linux e Mac
A tarefa parasistemas Linux também pode ser feita da mesma forma, ou seja, você vai clicar com o botão direito no drive que ali aparece e escolher a opção “Formatar” para escolher todas as opções e processos.

Já no Mac, o caminho para a formatação é um pouco mais longo, mas nem por isso mais complicado. Abra o HD e clique em “Aplicativos” e, a seguir, em “Utilidades”. Para chegar até onde estão os drives, aindaé preciso um duplo clique em “Utilidade de disco” e selecionar o pendrive, seguido de “Apagar” para acessar as informações e escolher o melhor na hora de formatar.

Sistema de arquivos
Dependendo de qual será o uso que você fará do pendrive, vale a pena escolher uma das opções de sistemas de arquivos diferentes. Isso porque cada uma delas traz vantagens e desvantagens diferentes, de acordo com oque você armazenará ali.
O sistema padrão é o FAT32, compatível com qualquer tipo de sistema operacional. Ele utiliza menos espaço no dispositivo USB, além de necessitar de menos operações para salvar os arquivos, ou seja, é mais rápido e leve se comparado com o NTFS (isso também vale se compararmos o FAT ao NTFS).

Já o modo NTFS possui a possibilidade de leitura e edição de arquivos maiores do que4 GB, algo de que o FAT32 não é capaz. Além disso, ele cria partições maiores do que 32 GB, comprime arquivos para salvá-los em disco e possui menor fragmentação, ou seja, possui melhore espaço para gerenciamento.
O NTFS também permite que você adicione permissões individuais de acesso para pastas e arquivos e possui a opção de encriptar os arquivos usando o EFS (as duas opções para o WindowsProfessional).  Isso quer dizer que, se você edita vídeos ou possui um pendrive maior do que 32 GB, o NTFS deve ser a sua opção.
Já o sistema exFAT é recomendado para dispositivos flash, uma vez que ele também lê e edita arquivos maiores de 4 GB e cria partições em pendrives maiores do que 32 GB. Esse formato, na realidade, entra em cena quando o NTFS não dá conta do recado, unindo as vantagens doFAT e NTFS, porém para melhorar o desempenho de drives flash.

Se você tiver dúvida entre o FAT ou o FAT32, escolha sempre o FAT32, a não ser que você use dispositivos de 2 GB ou menores, ou seja, com pouco espaço. Isso faz com que o sistema fique mais rápido e simples, para que a troca de dados seja a melhor possível.
Unidade de alocação
Para organizar o disco rígido, o sistema o divide em...
tracking img