Pesquisas Sobre Tecido Conjuntivo E Suas Correla Es Fisioterapeuticas

443 palavras 2 páginas
Sistemas Biológicos
Pesquisas sobre Tecido conjuntivo e suas correlações fisioterapeuticas .

Aluno:Emerson souza melo
Cód:14023474

Tecido Conjuntivo

Definição: tecido que possui vários tipo de células, entre as quais há grande quantidade de substancia. Essa substancia é sintetizada principalmente pelos fibroblastos (célula mais frequente no tecido conjuntivo).

Origem: no tecido conjuntivo embrionario (mesenquima) existem celulas que vao se diferenciar nos diversos tipos de celulas do tecido conjuntivo. Esse tecido tem origem mesodêrmica.

A) SUBSTANCIA INTERCELULAR: parte visível ao microscopio optico - constituida pela substancia morfa: as fibras (colagenas, elasticas e reticulares). Parte invisível ao microscopio optico – constituida pela substancia fundamental amorfa e pelo liquido intersticial
Fibroblasto e Fibrócito

Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva. Já os fibrócitos são as células velhas, que já terminaram seu trabalho de fabricação dos fibroblastos.

Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo. Caracterizam-se por serem células grandes, contendo um núcleo oval bem evidente e citoplasma rico em ergastoplasma e em prolongamentos citoplasmáticos. Os fibroblastos têm a função de sintetizar fibras do tecido conjuntivo e as proteoglicanas e glicoproteínas da matriz.

Os fibrócitos apresentam pouco citoplasma e são pobres em ergastoplasma, além de possuírem um núcleo menor e alongado. Havendo um estímulo, como ocorre nos processos de cicatrização, o fibrócito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto.

Plasmócito

Os plasmócitos são células pouco numerosas no conjuntivo. Têm formato oval e núcleo esférico com cromatina em grumos, dando ao núcleo, aspecto de roda de carroça. São células que sintetizam e secretam anticorpos e imunoglobulinas Mastócito
*Os mastócitos são células altamente nutritivas, grandes, globosas, com o citoplasma repleto de grânulos e com núcleo

Relacionados