Formacao dos estereotipos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perturbações Habitualmente na Primeira e na Segunda Infâncias
ou Adolescência

F91.8 Perturbação do Comportamento [312.8]

Caracteristicas de Diagnóstica

Perturbação do Comportamento é um padrão de comportamento persistente e repetitivo em que são violados os direitos básicos dos outros ou importantes regras ou normas sociais próprias da idade do sujeito (Critério A).

Estescomportamentos agrupam-se em quatro grupos principais:
* Comportamento agressivo que ameaça ou causa sofrimento às outras pessoas ou aos animais (Critérios A1-A7),
* Comportamentos não agressivos que causam prejuízos ou destruições na propriedade (Critérios A8-A9)
* Falsificação ou roubos (Critérios A10-A12) e
* Violações graves das normas (Critérios A13-A15).
Três (ou mais)comportamentos caracteristicos devem ter surgido durante os últimos 12 meses e pelo menos um comportamento nos últimos 6 meses.
A Perturbação do Comportamento causa um défice clinicamente significativo na actividade social, escolar ou laboral (Critério B).
A Perturbação do Comportamento pode ser diagnosticada em indivíduos com mais de 18 anos, mas apenas se não preencherem o critério de PerturbaçãoAnti-Social da Personalidade (Critério C).
O padrão de comportamento pode estar presente em várias situações, tais como casa, escola ou comunidade.
Dado que os sujeitos com Perturbação do Comportamento têm tendência a minimizar os seus problemas comportamentais, o médico com frequência deve confiar noutros informadores. No entanto, o conhecimento que o informante tem sobre os problemas do comportamento dacriança podem estar limitados por uma supervisão inadequada ou porque a criança não lhos revelou.
Crianças ou adolescentes com esta perturbação muitas vezes podem iniciar comportamentos agressivos e reagem agressivamente para com os outros.
Podem revelar um comportamento insultuoso, ameaçador ou intimidatório (Critério A1).
Iniciam frequentemente lutas físicas (Critério A2);
Usam armas que podemcausar graves prejuízos físicos (por exemplo, pau, tijolo, garrafa partida, faca ou arma de fogo) (Critério A3);
Podem ser fisicamente cruéis com as pessoas (Critério A4) ou animais (Critério A5);
Roubar confrontando a vítima (por exemplo, ataque com violência de roubo de carteira, assaltos extorsão ou roubo à mão armada) (Critério A6); ou forçar alguém a uma actividade sexual (Critério A7).
Aviolência física pode tomar a forma de violação, assalto ou, em casos mais raros, homicídio.

A destruição deliberada da propriedade dos outros é um traço característico desta perturbação e pode incluir o lançamento deliberado de fogo com intenção de causar prejuízos graves (Critério A8) ou deliberadamente destruir por outros meios a propriedade dos outros(partir as janelas dos carros ouactos de vandalismo na escola)(critério A9)
Frequentes a fraude ou os roubos e podem incluir o arrombar das casas, propriedade ou carros dos outros (Critério 10);
Frequentemente mentem ou não cumprem as promessas com o objectivo de obter ganhos ou favores, ou para evitar o pagamento de dívidas ou cumprir obrigações (por exemplo, «vigarizar» as outras pessoas) (Critério A11); ou roubar objectos dealgum valor sem confrontação com a vítima (por exemplo, roubos em lojas, falsiYicações) (Critério A12).
Caracteristicamente, os sujeitos com esta perturbação incorrem também em graves violações das normas (por exemplo, escolares ou familiares).
Os sujeitos com esta perturbação com menos de 13 anos de idade ficam fora de casa à noite ou chegam tarde a casa, apesar da proibição dos pais (CritérioA13). Podem existir fugas de casa durante a noite (Critério A14). Para que possa ser considerado como sintoma de Perturbação de Comportamento, a fuga deve ter ocorrido pelo menos duas vezes (ou apenas uma vez se o sujeito não regressou por um período de tempo prolongado).
Os episódios de fuga que ocorrem como consequência directa de abuso físico ou sexual não devem ser tipicamente classificados...
tracking img