FORDISMO

2277 palavras 10 páginas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS FORDISMO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - FORDISMO

Trabalho Apresentado como Requisito Parcial para,

Obtenção de aprovação na disciplina de Atividades

Práticas Supervisionadas APS, no Curso de

Engenharia de Produção, na Faculdade de Fortaleza – FAFOR

Fortaleza - Ceará.

1. RESUMO
O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o Taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do Fordismo, que, absorveu aspectos do Taylorismo.
Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra. Ele adotou três princípios Básicos;

1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.

2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. 3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

"Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência."
Henry Ford

PALAVRA CHAVE: Competência, Empreendedorismo e Produção.

2. INTRODUÇÃO

Fordismo, Administração de Empresas e a Indústria de Automóveis do Início do Século 20.

Henry Ford, nascido na cidade Americana de Springwells em 30 de Julho de 1863, foi um empresário a frente de seu tempo.
Ao contrário dos outros empresários deadministração de empresas da época, Ford sempre viu o consumo da população como forma para trazer o bem estar social.
Idealizador do Fordismo e fundador da Ford Motor Company em 1903 (aos 40

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas