Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O fordismo

O fordismo foi criado por Henry Ford por volta de 1914.
Esse sistema consiste na racionalização de tecnologias e uma detalhada divisão do trabalho preexistente, fazendo com que otrabalho chegue ao trabalhador numa posição fixa, gerando altos ganhos de produtividade. Um influente tratado de Taylor descrevia que através da decomposição dos processos de trabalho e da organização detarefas fragmentadas segundo padrões rigorosos de tempo e estudo do movimento, a produtividade do trabalho poderia ser aumentada radicalmente.
O que distingue o fordismo do taylorismo é a sua visão,seu reconhecimento explícito de que produção de massa significava, em suma, um novo tipo de sociedade democrática, racionalizada, modernista e populista. Segundo Antonio Gramsci, o fordismo criou umnovo tipo de trabalhador e um novo tipo de homem.
Para o fordismo, além de aumentar a produtividade o trabalhador deveria ter tempo e dinheiro para que tivessem condições de consumir uma quantidadecada vez maior de produtos produzidos pelas corporações.
No começo da Grande Depressão Ford aumentou os salários dos trabalhadores visando aumentar a demanda e recuperar o mercado. Mas não obtevesucesso. Era necessário então, a intervenção no Estado para salvar a economia. Graças ao New Deal o mercado foi reaquecido.
As crises do capitalismo e a época de guerra colaboraram para a expansão ereestruturação do fordismo, uma vez que exigiam maior eficiência de planejamento de longo prazo.
Houve dois principais impedimentos à disseminação do fordismo no período entre guerras. Primeiramenteestá a formação das relações de classes. O modelo fordista exigia poucas atividades manuais, porém, nesse período, as tradições artesanais eram muito fortes. Sendo assim, o fordismo dependeuprimeiramente da mão de obra imigrante.
O segundo impedimento encontrava-se nos modos e mecanismos de intervenção do Estado. Devido à grande depressão e o esforço de guerra, buscaram soluções em que os...
tracking img