Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo e Pós-fordismo

Sistema de Produção e gestão empregado por Henry Ford: Forma de racionalização que define um modo de vida

Atualmente, define um modelo/tipo de produção baseado eminovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista a produção e o consumo em massa.

Processo de trabalho: Prática de gestão na qual se observa a radical separação ente concepção eexecução, baseando-se esta no trabalho fragmentado e simplificado, com ciclos operatórios mais curtos, requerendo pouco tempo para formação e treinamento dos operadores.
Linha de montagem acoplada à esteirarolante que evita o deslocamento dos trabalhadores e mantém um fluxo contínuo e progressivo das peças e partes, reduzindo os tempos mortos. Dessa forma o trabalho se torna repetitivo, parcelado emonótono, sendo sua velocidade e ritmo estabelecidos independentemente do trabalhador, que o executa sob uma rígida discplina.
O trabalhador perde as suas qualificações, as quais são incorporadas à máquinaFive dollars Day: Ao contrário do trabalho de execução o de concepção torna-se altamente qualificado, abrangendo o desenho dos produtos, a programação da produção e as tarefas de manutenção ereparação e sendo realizado fora da linha de montagem.
Ford, provou, contrariando os argumentos correntes da época, que seria possível aumentar-se a produção, reduzir-se os preços, elevar-se o consumo,aumentando as taxas de lucro.
Fordismo Incompleto ou Fordismo Autoritário: Em países periféricos, a implantação do fordismo realizou-se em termos precários, já que o desenvolvimento industrialverificou-se em contexto de exclusão, de forte concentração de renda, contrariando a vigência da característica básica do fordismo, qual seja, a criação de um mercado consumido em massa, assim como o chamadocompromisso fordista, que implicava negociação com sindicatos e no qual, e troca do aumento dos níveis de produtividade, assegurava-se a elevação dos níveis de vida dos trabalhadores. (Baixos...
tracking img