Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Matricial x Organograma Convencional
Antes da contribuição de Ford, o sistema de produção de automóveis era basicamente artesanal, composto por operários altamente qualificados,trabalhando de maneira descentralizada e utilizando máquinas de uso geral para realizar uma série de atividades complexas, em todo o processo de produção de um carro (WOMACK, JONES e ROOS, 1992). Esse processoera demorado e imprevisível, apresentando baixa confiabilidade e custos elevados, o que tornava o automóvel um artigo de alto luxo, acessível a poucos.
Para reduzir a ineficiência do sistema, eranecessário que o sistema imprimisse a velocidade desejada, e não deixar isso a cargo de cada operário. Após introduzir um sistema no qual as peças eram levadas a cada operário, Ford aperfeiçoou umsistema onde o carro era movimentado em direção ao trabalhador estacionário. Tratava-se de uma correia na qual os veículos eram transportados por toda a fábrica a uma velocidade contínua, exigindo dosoperários grande esforço de acompanhamento.
Os benefícios dessas mudanças já foram muito grandes. Segundo WOMACK, após a introdução gradativa das mudanças no sistema de produção de veículos, o fluxo detarefas necessárias para a montagem de um veículo Ford reduziu de 750 minutos, em 1913, para 93, em 1914, uma redução de 88% do esforço. SHIMOKAWA (1993) também comenta a redução do tempo necessário paraa fabricação de um veículo, depois de Ford ter conseguido completar o desenvolvimento de seu sistema. Segundo esse autor, as fábricas que adotavam a produção fixa, em contrapartida ao sistema delinha de montagem, levavam no mínimo doze horas e vinte e oito minutos para montar uma unidade, enquanto na fábricade Ford o tempo havia encolhido para uma hora e trinta e três minutos.

ComunicaçãoComunicação começa a se adaptar ao fordismo que tem com característica a produção em massa, alienação do trabalhador e organização do trabalho.
A comunicação ao longo dos anos passa a ser em maior...
tracking img