FORDISMO

469 palavras 2 páginas
HENRY FORD E O FORDISMO

ADMNISTRAÇÃO

FORDISMO

Fordismo é um método de produção criado por Henry Ford, com o objetivo de produzir em grande escala. Para ser mais eficaz, Ford determinou que cada operário faria apenas uma função dentro do ciclo de produção. Ou seja, o operário que apertasse o parafuso de uma determinada peça, faria isso durante toda sua carreira dentro de uma determinada empresa que adotasse o sistema fordista de produção.
Para os trabalhadores era um sistema muito precário pois não haviam benefícios e a carga horária era muito extensa, chegando até 16 horas de trabalho por dia, sem acumulações de hora, bancos de horas, ou qualquer outro tipo de satisfação ao funcionário para que trabalhasse na mesma e repetitiva função, por tanto tempo.
Até 1978 o sistema criado por Ford, era uma febre no ramo dos empresários. Até que na década de 1980 este tipo de produção começa a declinar perante as indústrias.
Após ele veio o toyotismo apresentando um custo menor com maior estabilidade e ampla visão para quem estava efetuando o trabalho, ou seja, os operários.

HENRY FORD

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 nos Estados Unidos onde produziu, em 1892, seu primeiro automóvel. Filho de um fazendeiro, Ford era responsável pela manutenção dos motores dos tratores de seu pai, foi nesse período, ainda jovem, que desenvolveu o desejo e o talento para a engenharia automobilística. Fundador da Ford Motor Company, Henry desenvolveu 161 modelos patenteados, tudo isso apenas nos Estados Unidos da América, fazendo-o ser considerado um dos maiores inventores do século XIX e XX. Henry Ford também escreveu e publicou 3 livros, “Minha vida e obra”, “Os princípios da Prosperidade” e “O Judeu Internacional”. Além disso tudo, este grande nome do mundo das indústrias, também criou um sistema de produção muito importante para a evolução das industrias, não só de automóveis, mas também de muitas outras de diversos tipos de

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas