Fontes alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes alternativas

Álcool: etanol brasileiro

O Brasil é o país mais avançado do ponto de vista tecnológico na produção e no uso do etanol como combustível. A produção mundialde álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, dos quais se presume que até 25 bilhões de litros sejam utilizados em mistura com gasolina no Brasil, EUA, México, Índia, Argentina,Colômbia, e mais recentemente, no Japão. O uso exclusivo de álcool como combustível está concentrado no Brasil.

Biodiesel

Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis dopetróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluente queo diesel.

Biodiesel no Brasil

O Brasil apresenta grandes vantagens para produção de bicombustíveis, pois apresenta geografia favorável, situa-se em uma região tropical, comaltas taxas de luminosidade e temperaturas médias anuais. Associada a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, torna-se o país com maior potencial para produção de energiarenovável.

Biogás

Biogás é um combustível pelo fato de ser considerado uma fonte de energia renovável.
É produzido a partir de uma mistura gasosa ou dióxido de carbono com gásmetano. Sua produção pode ser natural, por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos, resíduos industriais de origem vegetal e esterco de animal, ou pode ser produzido de formaartificial, através de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico que é uma espécie de reator químico.
O biogás pode ser usado para substituir gases de origem mineral, como porexemplo, o GLP (gás de cozinha) e o gás mineral. Pode ser usado também, para a produção de energia elétrica. Para tanto é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.
tracking img