Fontes alternativas de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Raíra Martins Rodrigo dos Santos Sávio Ferraz Wanderson de oliveira

INTRODUÇÃO
É impossível, hoje, para nós seres humanos, vivermos sem energia elétrica. Mas paraproduzir o conforto necessário, agride-se a natureza. É por isso que, através de estudos, vêm-se descobrindo fontes alternativas de energia. Essas, além de diminuir o impacto ambiental, contornam ouso de matéria prima não-renovável e são mais baratas.

Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação no mundo. O vento forte pode rodar as lâminas de uma turbina adaptada para ovento (em vez do vapor ou da água é o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina está ligada a um eixo central que contém em cima um fuso rotativo. Este eixo chega até uma caixa detransmissão onde a velocidade de rotação é aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia elétrica.

Potencial eólico brasileiro:
Embora ainda haja divergências entre especialistas e instituiçõesna estimativa do potencial eólico brasileiro, vários estudos indicam valores extremamente consideráveis. Até poucos anos, as estimativas eram da ordem de 20.000 MW. Hoje a maioria dos estudos indicavalores maiores que 60.000 MW. De qualquer forma, os diversos levantamentos e estudos realizados e em andamento (locais, regionais e nacionais) têm dado suporte e motivado a exploração comercial daenergia eólica no País. Os recursos apresentados referem-se à velocidade média do vento e energia eólica média a uma altura de 50m acima da superfície.

DESENVOLVIMENTO
As fontes convencionais deenergia são as mais utilizadas para se produzir a eletricidade. Nesse grupo estão inclusos o carvão vegetal, utilizado em usinas termoelétricas; a energia nuclear e a energia hidroelétrica, que é produzidaatravés da força das águas. A última, mesmo sendo considerada limpa por não produzir poluentes, costuma causar enormes impactos ambientais por causa da construção de barragens para sua geração....
tracking img