Fonte regulada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação

REGULADOR DE TENSÃO TRANSISTORIZADO

Clarissa Cardoso de Araujo Costa
Douglas Nigri e Silva Santos
Irlon Silva Santos

Belo Horizonte
2012

Clarissa Cardoso de Araujo Costa
Douglas Nigri e Silva Santos
Irlon Silva Santos

REGULADOR DE TENSÃO TRANSISTORIZADO

Trabalho apresentado àdisciplina do quarto período de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, laboratório de Eletrônica Analógica, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: José Alberone Menezes


Belo Horizonte
2012

Clarissa Cardoso de Araujo Costa
Douglas Nigri e Silva Santos
Irlon Silva Santos

REGULADOR DE TENSÃO TRANSISTORIZADO

Trabalhoapresentado à disciplina do quarto período de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, laboratório de Eletrônica Analógica, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientador: José Alberone Menezes

__________________________________________
José Alberone Menezes

Belo Horizonte, 8 de novembro de 2012.

RESUMO

A realização desse projeto consiste em fazerum regulador de tensão transistorizado com um circuito de proteção para sobre corrente que será conectado a fonte linear projetada anteriormente (primeiro projeto). Foi necessário combinar conhecimentos adquiridos em sala de aula e conhecimentos adquiridos através de outras pesquisas.

Palavras-chave: regulador de tensão; transistorizado; proteção.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6
1.1. Objetivos 62 REVISÃO DA LITERATURA 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4 DESENVOLVIMENTO 7
4.1. Definições 7
4.1.1. Diodo 7
4.1.2. Diodo zener 8
4.1.3. Dissipador 9
4.1.4. Transistor 9
5 METODOLOGIA 11
5.1. Características de um diodo zener 11
5.2. Funcionamento de um circuito regulador 12
5.3. Montagem 13
5.3.1. Cálculos 13
5.3.2. Componentes comerciais 15
5.4. Relatório de teste 15
6 CONCLUSÃO 17REFERÊNCIAS 18
ANEXOS 19

1 INTRODUÇÃO

A principal aplicação de um transistor é em fontes de alimentação estabilizadas e reguladas. Em uma fonte de alimentação estabilizada o componente eletrônico responsável em manter a tensão de saída estabilizada é o diodo zener, no entanto esse diodo não consegue fornecer correntes altas para a carga e por isso é necessário usar um transistor.Normalmente, nesse tipo de circuito o transistor é colocado em série com a carga, desse modo o transistor funciona com um resistor variável. A fonte utilizada no projeto é linear, uma desvantagem disso é que o transistor funcionando com um resistor esquenta e este calor é uma perda de energia. Todos os passos seguidos pelos integrantes do grupo serão descritos no trabalho, incluído a fundamentação teoriautilizada no projeto.

1.1. Objetivos

Aprimorar as técnicas de projeto e montagem de um circuito eletrônico básico em placa de circuito impresso e conhecer o princípio de funcionamento de um regulador de tensão transistorizado e de um circuito de proteção contra sobre corrente.

2 REVISÃO DA LITERATURA

O segundo projeto é um regulador de tensão transistorizado com proteção contra sobrecorrente e será uma continuação do primeiro projeto, sendo assim, ele será conectado ao retificador de onda completa com filtro capacitivo. O circuito precisa fornecer uma tensão de saída igual a 12 V, com fator de ripple ≤1% e uma corrente que pode variar de 500mA a 1A.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma fonte de alimentação é um equipamento indispensável na eletrônica durante a elaboração deprojeto, precisamos alimentar o nosso circuito para que ele funcione. Embora muitas vezes não percebamos, as fontes estão em quase todos os equipamentos eletrônicos. A seguir temo um diagrama de blocos, representando uma fonte de alimentação com tensão de saída regulada.

|
Figura 1: Diagrama de blocos de uma fonte de alimentação. |

4 DESENVOLVIMENTO

4.1. Definições

Para um melhor...
tracking img