FONOSSEMIOTICA

1149 palavras 5 páginas
FACULDADE MACHADO DE ASSIS
LINGUÍSTICA FONÉTICA E FONOLOGIA
DEPENDÊNCIA

A construção fonossemiótica dos personagens de Desenredo de Guimarães Rosa

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
SEMINÁRIO ACADÊMICO SOBRE A
FONOSSEMIÓTICA DOS PERSONAGENS DO CONTO
DESENREDO, DE GUIMARÃES ROSA
APRESENTADO POR FLÁVIA DA FONSECA
GONÇALVES SOARES AO PROFESSOR
ANTONIO MARCOS V. DE OLIVEIRA
NA TURMA DE 4º PERIODO

RIO DE JANEIRO
JULHO/2015
INTRODUÇÃO A FONOSSEMIÓTICA

CONTO DESENREDO
No conto citado, temos o encontro dos mitos apresentados, e aqui representados por um jogo de vocábulos, que faz uma teia de frases e padrões. Para entender melhor o texto, é preciso analisa-lo com cautela, pois as palavras –chaves estão arraigadas no corpo do texto.
“ As palavras, no texto rosiano, são rocha e nuvem a um só tempo”
Guimarães Rosa nos faz entrar em um riquíssimo texto, com um vasto vocabulário e trocas linguísticas, e mesmo assim consegue manter o interesse do leitor.
Brincando com os fonemas e com a história, o no texto RLV/I é uma reedição de JÓ que funcionam como ícones/índices de uma trajetória e de uma paciência, respectivamente, mutante e inusitada.
Prsonagens nomeadas por RVL/I atuam no comportamento de JÓ JOAQUIM que reproduz o mito bíblico sem, no entanto, repeti-lo.
A inversão das letras e, por conseguinte, dos fonemas, vai trazendo ao conto novas faces de uma personagem feminina que se assemelha à figura do demônio o qual tenta destruir a paciência de JÓ, segundo conta a Bíblia.

A importância do Signo/personalidade referenciando ao Desenredo

A transformação do JÓ num outro se anuncia com o fechamento do timbre da vogal posterior média; e se consolida na incorporação de mais uma sílaba àquela. Um segmento fônico mais extenso e de estrutura fônica mais complexa ? /kiN/? se liga a /z,ó/ por intermédio de uma sílaba do tipo V ? /a/, formando o nome composto: JÓ JOAQUIM, cuja transcrição fonológica é a seguinte: /z,ó/ /z,o a ‘kiN/.

Relacionados

  • Planejamento de vendas
    20024 palavras | 81 páginas
  • Marilena chauí
    24338 palavras | 98 páginas