Fonetica e fonologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera Polo Belo Horizonte MG unidade 1
Letras e inglês Fonética e Fonologia TUTORA EAD: Prof.ª ANA MARIA RIBEIRO DA ROCHA TUTORA PRESENCIAL: JULIANA GAUDÊNCIO

Angla Adriana de Medeiros Érica de Arruda Ankler Gisele Cristina de Oliveira Luciana Rocha da Silva Maria Aparecida Lana

3345548943 3326044394 3341557593 3326044435 3300488461

DESAFIO DE FONOLOGIA E FONÉTICA Articulador Ativo e articular Passivo
Para a produção dos sons, os órgãos do sistema articulatório se dividem em passivos e ativos. Suas funções se relacionam principalmente com o ato de comer e podemos salientar: morder, mastigar, sentir o paladar, cheirar, sugar, engolir. Os articuladores ativos são os que se movimentam em direção ao passivo modificando a configuração do trato vocal. São: lábioinferior (que modifica a cavidade oral), língua(que modifica a cavidade oral), véu palatino(que modifica a cavidade nasal) e cordas vocais(que modifica a cavidade faringal).Recebem essa denominação devido ao seu papel ativo(no sentido de movimento) na articulação consonantal.

Os articuladores passivos são: lábio superior, dentes incisivos superiores, alvéolo, palato duro, véu palatino e úvula.Eles se localizam na mandíbula superior, exceto o véu palatino(ou palato mole), que está localizado na parte posterior do palato.

Observe o quadro abaixo:
SILVA, Thaís Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9.ed. São Paulo, Contexto, 2007.

Lugar de Articulação Bilabial Dental

Articulador Ativo Lábio inferior Ponta da língua ou ápiceArticulador Passivo Lábio Superior Mais dentes incisivos superiores

Alveopalatal Palatal Labiodental

A lâmina da língua Centro da língua Lábio inferior

Palato duro Palato duro Dentes incisivos superiores

Velar

Dorso da língua

Véu palatino

Perguntas importantes:

Qual é a diferença entre as consoantes vozeadas e surdas ?

As vogais são letras que se pronunciam sem auxíliode outra letra e classificam-se em: quanto à zona de articulação, quanto ao timbre, quanto ao papel da boca e do nariz e quanto à intensidade. As consoantes (com = junto; soante = que soa) são as letras que só podem soar com o auxílio de uma vogal. Se, de um lado, as vogais se produzem mediante modificações da boca, as consoantes, por outro, são o produto da interrupção da correnteza de ar expelidapelos pulmões. Enquanto as vogais são produzidas livremente, as consoantes são produzidas ou apertadamente ou explosivamente, isto é, encontram sempre um obstáculo, maior ou menor, à passagem do ar expelido dos pulmões, e classificam-se em: quanto ao modo de articulação, quanto ao ponto de articulação, quanto ao papel das cordas vocais e quanto ao papel da boca e do nariz.

Faça um exercíciopara descobrir: coloque sua mão aberta na parte central do pescoço (onde nos homens fica o “pomo de Adão”). Com a mão nesse local, pronuncie as palavras “faca” e “vaca”. Alterne algumas vezes entre as consoantes inicias (f e v) e perceba em qual delas ocorre uma vibração.

Quais são os diferentes sons da consoante “r” que temos no Português do Brasil. Cite ao menos três exemplos e indique o modode articulação de cada um deles.
Vibrantes Quando a ponta mantém com os alvéolos contato intermitente, o que acarreta um movimento vibratório rápido, abrindo e fechando a passagem à corrente expiratória. / R / / RR / Sonoras Quando são produzidas por vibração das cordas vocais. (/ B / - / D / - / G / - / V / - / Z / - / J / - / L /- / LH / - / R / - / RR / - / M / - / N / - / NH /) CONSTRITIVASHouve um abrandamento, ou seja, o fechamento não é total.

Observamos que:
• F-V • O "F" é uma letra surda (formada sem som ou vibração da corda vocal), fricativa, labiodental por estar em contato o lábio inferior e dentes incisivos superiores, passando o ar expirado, por uma fenda assim formada. A Letra "V" é a correspondente sonora formada da mesma maneira com vibração das cordas vocais....
tracking img