folosofoa

567 palavras 3 páginas
O consumo consciente – Consumir é um ato humano por excelência, que nos permite atender a necessidade vitais, próprias da sobrevivência, como alimentar-se, vestir-se e ter onde morar. Mesmo provocado externamente, o consumo supõe a possibilidade de escolha autônoma, não só para estabelecer preferências como para optar por adquirir ou não determinado produto. As necessidades de consumo variam conforme a cultura e também dependem de cada indivíduo. Muitas vezes, o consumo dá ao indivíduo apenas a sensação provisória de saciedade e satisfação, ou o faz sentir-se ilusoriamente inserido socialmente.
O consumo alienado – A organização dicotômica do trabalho a que nos referimos – pela qual se separam a concepção e a execução do produto – reduz as possibilidades de o trabalhador encontrar satisfação na maior parte da sua vida, enquanto se sente obrigado a realizar tarefas desinteressantes.
CRÍTICA À SOCIEDADE ADMINISTRADA A técnica aplicada ao trabalho tem provocado a alienação do trabalhador e o esgotamento dos recursos naturais. De fato, a exaltação do progresso indiscriminado não tem respeitado o que hoje chamamos de desenvolvimento sustentável.
Ao submeter-se passivamente aos critérios de produtividade e desempenho no mundo competitivo do mercado, o indivíduo perde muito do prazer de sua atividade ao ser regido por princípios aparentemente “racionais”.
A razão instrumental Onde a técnica é o principal, a pessoa deixa de ser fim para se tornar meio de qualquer coisa que se acha fora dela, além de que a relação do ser humano com a natureza passa a ser de domínio e não de harmonia. Na sociedade da total administração, segundo a expressão de Max Horkheimer e Theodor Adorno, os conflitos são dissimulados e a oposição desaparece.
A unidimensionalidade- Herbert Marcuse chama unidimensionalidade a perda da dimensão critica pela qual o trabalhador não percebe a exploração de que é vítima. O filosofo altera para a distinção entre necessidade vitais e falsas necessidades,

Relacionados

  • Todos Somos Folosofoa
    360 palavras | 2 páginas