Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
folclore

BICHO – PAPAO
BICHO – PAPÃO OU BICHO – TUTÚ, TUTÚ ZAMBETA, TUTÚ DO MATO OU AINDA TUTÚ MARAMBÁ É O ASSOMBRADOR DE CRIANÇAS. APARECE NAS CANÇÕES DE NINAR. A CRIANÇA OUVE A CANTIGA, FECHAOS OLHOS DE MEDO E DORME.
NEGRINHO DO PASTOREIO
ELE ERA ESCRAVO DE UM FAZENDEIRO MUITO MAU QUE TINHA UM FILHO PIOR AINDA. O NEGRINHO CUIDAVA DOS CAVALOS E TINHA UM DELES.
CERTO DIA, OS CAVALOSFUGIRAM E O FAZENDEIRO CULPOU O MENINO E DEU UMA SURRA NELE. MESMO COM O CORPO DOLORIDO, ELE REZOU PARA NOSSA SENHORA, ACENDEU UMA VELA E FOI PROCURAR OS ANIMAIS. POR ONDE PASSAVA, OS PINGOS DE VELA QUECAIAM, ACENDIAM UMA LUZ NO CHÃO. O CAMPO FICOU TODO ILUMINADO E ELE ACHOU OS CAVALOS.
O MALVADO FILHO DO ESTANCIEIRO FAZENDEIRO TODOS ELES. O NEGRINHO APANHOU DE NOVO E FOI COLOCADO EM CIMA DE UMFORMIGUEIRO.
NO DIA SEGUINTE, QUANDO O FAZENDEIRO FOI VER, ENCONTROU O MENINO DE PÉ AO LADO DE NOSSA SENHORA. NEGRINHO MONTOU NO SEU CAVALO E SUMIU PELOS CAMPOS. AINDA HOJE, NAS NOITES DE LUA CHEIA, ELEAPARECE PARA AJUDAR QUEM SE PERDE NOS PAMPAS GAÚCHOS.
BOITATA
COBRA GIGANTESCA QUE HABITA OS RIOS AMAZÔNICOS. SOLTA FOGO PELOS OLHOS E ENGOLE PESSOAS FACILMENTE.
CURUPIRA
PROTEGE AS MATAS E OSANIMAIS. APARECE COMO UM ANÃO VERDE DE CABELO COR DE FOGO E PÉS VIRADOS PARA TRÁS.
SACI – PERERE
PRETINHO FEITO CARVÃO, PULA NUMA PERNA SÓ E FUMA SEU CACHIMBO. É MUITO LEVADO E GOSTA DE ASSUSTAR QUEMPASSA NA SUA FRENTE. SEU MAIOR MEDO É FICAR PRESO NUMA GARRAFA.

MULA – SEM – CABECA

CONTA A LENDA QUE ÀS SEXTAS-FEIRAS, TODAS AS MULHERES MÁS SE TRANSFORMAM NESSE ANIMAL SEM CABEÇA. GALOPA PELANOITE RELINCHANDO E ASSUSSTANDO QUEM ENCONTRA PELO CAMINHO.

IARA

IARA OU MÃE D’ÁGUA É UM SER METADE PEIXE, METADE MULHER E DE UMA BELEZA SEM IGUAL. ELA MORA NOS LAGOS RIOS E IGARAPÉS. QUEM A VÊFICA ENCANTADO PELA MAGIA DE SUA BELEZA. COM ISSO ELA ATRAI OS ENAMORADOS PARA O FUNDO DAS ÁGUAS.
LOBISOMEM
NORMALMENTE É UM HOMEM PÁLIDO, COM POUCO SANGUE. DIZ A VELHA LENDA QUE É O FILHO QUE NASCE...
tracking img