Milagre economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

Através deste trabalho, buscar-se-á fazer uma analise do período batizado de “Milagre Econômico Brasileiro”, que compreende o governo do general Emilio Médici que vai de 1968 a 1973, para tanto, fasear-se-á um breve relato dos governos anteriores iniciando pela era de Vargas. Durante o decorrer deste trabalho será analisado os fatores que levaram ao crescimento expressivo da economiabrasileira num dos períodos de maior expansão da economia nacional, crescimento esse que aconteceu num momento em que a economia mundial estava andando a passos lentos. Busca-se explicar as principais estratégias adotadas pela equipe econômica para alcançar os índices econômicos alvejados pelo governo. Também se fara um breve relato dos fatores negativos do período especialmente a falta demelhoria nas áreas sociais.
PALAVRAS CHAVES: Regime Militar – Crescimento Econômico – Milagre econômico

2. INTRODUÇÃO

Durante o período que o Brasil foi governado pelo Regime Militar, o País viveu vários momentos conturbados, não somente em termos de opressão imposta pelo regime, mas a economia nacional viveu um espiral, ora estava afogada em crise, ora respirava mais aliviada dandosinais de recuperação. Dentro os poucos momentos de crescimento econômico podemos citar o “milagre econômico” como o período de expansão da economia, período este visto como um dos momentos de maior crescimento econômico alcançados em nossa historia, apesar de que grande parte da população não colheu os frutos deste crescimento. O período conhecido como “Milagre Econômico”, mais precisamente durante osanos de 1968 a 1973, é decorrência de um conjunto de medidas governamentais que elevaram o crescimento do Brasil durante o período do Governo Militar, durante o mandato do general Emílio Médici. Nos anos em que o Estado Brasileiro esteve sob a égide do chamado “Milagre Econômico” presenciou extraordinárias taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que chegaram ao patamar de 11,1% aoano (a.a.). Uma característica extraordinária do "milagre" é que o crescimento da economia como um todo, especialmente o crescimento do consumo, veio acompanhado de inflação em declínio e relativamente baixa para o modelo brasileiro, além de superávits no balanço de pagamentos.
3. UM BREVE HISTÓRICO DOS GOVERNOS ANTERIORES AO “MILAGRE ECONOMICO”.
A partir 1930, o Brasil buscou avanços na suaeconomia com politicas econômicas que muitas vezes se confundiam com a ideologia politica de quem estava no poder, como aconteceu com a política desenvolvimentista de Getúlio Vargas, que tinha como principal foco o investimento cerrado em infraestrutura, que possibilitou a elevação do setor industrial nacional. Na era Vargas buscou-se a independência do capital estrangeiro, sob a proteção dabandeira do nacionalismo, o que servia de propaganda para o governo populista de Getúlio. Já o governo de Juscelino Kubitschek, veio na “contra mão” dos varguistas e permitiu a entrada de capital estrangeiro, principalmente os investimentos voltados para o setor automobilístico e energético. Para atingir seus objetivos foi implantado o “Plano de Metas” tendo como slogan “50 anos em 5”. Contudo, osinvestimentos estrangeiros, elevaram a dívida externa e a inflação voltou a crescer de forma preocupante, fazendo com que o Fundo Monetário Internacional (FMI) interferisse na nossa economia. O Brasil se tornou inadimplente em relação a divida externa, e, após a renuncia de Jânio Quadros em 1961, a economia nacional entra em um colapso maior ainda. Com a ascensão de João Goulart a presidência, mudou-seo foco, tendo como principal meta as reformas de base e melhora na distribuição de renda, o que serviu de pano de fundo para o Golpe Militar, que teve apoio das elites e foi colocado em prática em 1964.
Com o golpe militar de 1964, os militares após subirem ao poder, criam um plano para o combate a inflação, chamado PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo), colocado em prática no governo de...
tracking img