Folclore africano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
lcloO Folclore Africano
Mitos e Lendas
A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milénios.
No folclore Africano, leõesdevoradores de homens são considerados demônios.
A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas,outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 20 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico dadiversidade cultural africana.
Uma história que acontece quase todos os anos em várias regiões de África e é considerada um evento tradicional muito importante, o aparecimento do Halakavuma. No portuguêscomum, Halakavuma é um Pangolim. É um animal bem estranho. Dizem que animal nunca é visto mais de uma vez na mesma região e no mesmo ano( talvez porque os deuses não têm muito tempo para falarconosco), e quando aparece, um grande ritual deve ser realizado, para que assim se possa desvendar a mensagem que o jovem animal traz. As mensagens costumam ser diversificadas, muitas vezes ele vem avisarquestões relacionadas com a falta ou excesso de chuva, o que irá trazer problemas na produção agrícola e por sua vez vai trazer fome para o povo da região. Talvez haja casos em que o Halakavuma tragauma mensagem específica para a pessoa que o encontra.
Músicas/Danças
Georges Momboye que é uma mistura do folclore com dança contemporânea africana.
Georges Momboye começou a dançar ainda menino, naCosta do Marfim, onde nasceu. Há 12 anos, criou sua própria companhia.
Na Europa, o público já pode ver espetáculos como “África, África”, uma mistura de dança com acrobacia, malabarismo e outroselementos circenses.
A raiz de tudo é a dança tradicional da África. Mas o espetáculo propõe uma linguagem contemporânea, que junta várias tendências atuais com o folclore tradicional africano.
O...
tracking img