Estudo de caso - jornal meia hora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A função do jornalismo na sociedade é informar, mas não apenas informar. É através do jornalismo, que a população toma conhecimento da realidade onde vive. Consequentemente é transferido ao jornalismo o papel de educador, formador de opiniões, grande responsável pela capacidade crítica da população.

Atualmente a maior parte dos jornais tem fugido desta definição dojornalismo tradicional. Grande parte dos periódicos está ligada à exaustiva publicidade, fator que se dá por serem direcionados a grande massa. Isso implica na utilização de uma linguagem adequada para determinado público. Linguagem esta que é considerada “pobre” em relação à da cultura dita elevada. De certa forma, isso explica o menosprezo das elites por esses produtos.

O jornal Meia Horaé um bom exemplo de um periódico lançado para atender as classes ditas populares. O veículo, que pertence ao grupo O DIA, foi lançado em 2005 com o slogan “Nunca foi tão fácil ler jornal”.

Ele não possui assinaturas e o preço em que é vendido é um fator determinante para atrair seu público: apenas R$ 0,70.O sucesso do jornal é evidente. Conseguiu atrair um público que não compravajornal, era desacostumado com a leitura. Percebe-se claramente que a linguagem utilizada foi feita para conquistar o público alvo. Uma linguagem simples com o uso até mesmo de gírias, resultando em textos divertidos, com estilos humorísticos. A grande quantidade de fotos, e os fatos abordados pelo jornal são características que ajudam a comprovar o fato dele ser caracterizado como um jornal popular.Independentemente de ser ou não sensacionalista, o fato é que o veículo possibilita a aproximação de pessoas ao conhecimento, que até então estavam afastadas de veículos de informação por não se sentirem confortáveis, a vontade com os que até então já existiam no mercado. Isso acontecia pelo fato de não entenderem os assuntos, muitos menos a maneira de como eram abordados (a linguagem), alémdo preço que não era acessível. Hoje, elas podem sim, comprar, ler e entender o que estão lendo. Por mais que sejam notícias exploradas exaustivamente de uma particularidade do cotidiano delas, e que segundo muitos, não acrescentam em nada, são apenas responsáveis por alienar, ou seja, tirar o foco do que realmente seria pertinente a população se preocupar.

Esta monografia propõe umadiscussão sobre a maneira de como o jornal representa o cotidiano da vida popular do Rio de Janeiro, com uma ênfase para a linguagem empregada pelo veículo como uma das estratégias utilizadas para atrair seu público. Por isso, pretende-se observar o estilo da primeira página do jornal Meia Hora, suas manchetes e chamadas, partindo do pressuposto que é através dela que pode ser constatado o estilo decada jornal, por ser o primeiro contato do possível leitor com o veículo. Afinal, é onde se projeta o corpo do periódico que é construída não apenas pelo que diz, mas principalmente pelo modo que diz.

Em outras palavras, o interesse desse estudo é observar a linguagem utilizada pelo jornal carioca Meia Hora como recurso para atrair o público ao qual é destinado.

Não é possívelignorarmos este fenômeno, uma vez que percebe - se o aumento no mercado de trabalho do segmento popular da grande imprensa, além de um crescimento significativo de consumidores destes veículos.

Fazer jornalismo para a maioria da população é um trabalho que envolve muitos questionamentos, levando em consideração toda a responsabilidade do jornalista em relação à sedução do leitor. Por issoos jornais populares devem ser observados para que seja possível levantar questões para um debate no campo jornalístico.











1. O jornal Meia hora. Seu perfil e o público ao qual é destinado




1.1: O jornal, uma mercadoria / um produto direcionado



O jornal, antes de qualquer coisa que ele possa representar, trata-se de uma mercadoria. Enquanto produto é...
tracking img