Estudo de caso do jornal extra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho 2) Estudo de Caso do Jornal Extra
 
Baseado no Estudo de caso acima referido, foram respondidas as 4 questões listadas abaixo em forma de texto.
1) Idéias Centrais (como foi o processo, oque aconteceu)
2) Quais foram as estratégias utilizadas pela organização Globo?
3) Quais são as vantagens competitivas da Globo?
4) Como foram as reações subseqüentes? (chegada do meiahora/expresso)
 
O estudo de caso em questão, elaborado por volta do fim da década de 90/início do ano 2000, aborda o caso da Empresa Jornalística Brasileira (EJB), que faz parte das Organizações Globo, queobjetivou ganhar participação no mercado da classe C e D através do lançamento de um jornal de qualidade e preço baixo, contemplando informações que interessassem a população dessa classe mais baixa.Ao longo da década de 90, a empresa realizou grandes investimentos para aprimoramento dos seus jornais já existentes. No entanto, seu público-alvo de comunicação impressa eram as classes maisaltas, de leitores mais intelectualizados, e, com o intuito de alcançar a baixa renda e concorrer com o jornal em crescimento (O Dia), as Organizações Globo desejaram entrar no novo mercado consumidor,das pessoas de baixa renda, que estavam se inserindo cada vez mais no mercado consumidor. Para concorrer com O Dia, a empresa decidiu lançar um novo jornal para as classes mais baixas. Surge, então, oExtra.
Esse novo jornal traria informações ao novos leitores utilizando a mesma linguagem da população, assuntos de seu interesse, pois a classe, por exemplo, não se interessava/preocupava comassuntos de política e economia, e a um custo muito inferior ao jornal O Globo e, inclusive, ao O Dia.
A EJB estipulou, então, uma Estratégia de líder pelo custo total, quando uma empresa atinge osmais baixos custos de produção e distribuição, o que lhe permite reduzir seus preços e conquistar participação no mercado. Isso foi possível devido à empresa já possuir gráficas para impressão do...
tracking img