Fogo

Páginas: 14 (3497 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Teoria do fogo Fogo: reação química denominada combustão, tem como produto a formação de calor e muito possivelmente de luz. Exemplos: Sódio → luz amarela (elemento muito comum na atividade humana) azulada → falta de oxigênio que induz a formação de monóxido de carbono Cobre e bário → esverdeada (fiação elétrica) Potássio → violeta (madeira) Cálcio → vermelho vivo Metanol → invisível Para que ofogo exista é necessário que o tetraedro do fogo exista. Essa nomenclatura, tetraedro do fogo é mnemônica de se lembrar dos elementos que compões o fogo. São eles: Combustível: que pode ser sólido, líquido ou gasoso. É o material capaz de armazenar energia, ou seja, passível de queima (reação exotérmica). Os combustíveis líquidos se dividem em voláteis e não voláteis. Sendo que estes tem menorpressão de vapor que aquele. Ou seja, os voláteis tem menor temperatura de ebulição. Na prática de contraincêndio, não na química formal, dizemos que um líquido é volátil quando desprendem gases inflamáveis à temperatura ambiente. Se este desprendimento se dá a temperaturas superiores à ambiente, dizemos que o líquido é não volátil. Para que os combustíveis sólidos e líquidos se queimem é necessárioque primeiramente sejam transformados em gás, quer seja em seu interior, quer seja na sua superfície. Portanto, podemos dizer que nos líquidos, a queima é sempre superficial.

Comburente: elemento capaz de provocar combustão ou oxidação – é quem alimenta o fogo (combustão). Os comburentes podem ser diversos. O mais comum em nosso cotidiano é o oxigênio, mas vale lembrar que não é o único, atítulo de exemplo podemos listar outros comburentes, tais como: Fluor, Cloro, água, enxofre, dióxido de carbono. Todos estes elementos podem se comportar como comurente, dependendo do material combustível e da forma como ele se apresenta (liquido, metálico, pó, etc.) Se imaginarmos o oxigênio como comburente (maioria dos casos), a maioria dos combustíveis só entra em combustão se a atmosfera conter ummínimo de 16% de oxigênio. (O ar comum, tem tipicamente 21% de oxigênio). Uma exceção a isso é o carvão, que requer apenas 9% de oxigênio pra arder. Calor: é a forma de energia que dá início ao fogo. Ao falarmos de calor é interessante abranger alguns conceitos importantes. Ponto de Fulgor: temperatura miníma necessária começar a queima. Para que a queima continue a esta temperatura é necessária apresença da fonte de calor inicial, caso ela seja retirada a chama se extingue. Ponto de combustão: temperatura mínima na qual a chama se sustenta já sem a necessidade de manter a fonte de calor externa.

Temperatura de ignição: temperatura na qual os gases desprendidos dos combustíveis se inflamam ao entrar em contato com o oxigênio do ar. Não é necessária fonte externa de calor Para completaro tetraedro do fogo temos a Reação em Cadeia: ocorre a partir do ponto de combustão. A queima das moléculas do combustível gera calor suficiente para quebrar o próprio combustível, que por sua vez desprende mais moléculas, gera mais calor e assim sucessivamente. Formas de extinção do fogo Cada tipo de incêndio requer uma forma adequada de extinção. Mas em todos os casos o que se faz é quebrar umou mais lados do tetraedro do fogo, pois o fogo só poderá se manter existindo se todos os elementos que o mantém vivo estiverem presentes simultaneamente. Os incêndios, para melhor se utilizar os métodos de extinção, são divididos em 6 classes: A, B, C, D, E e K. Classe A: materiais sólidos; queimam em superfície e profundidade, deixam resíduos. O melhor método de extinção é o resfriamento,geralmente com água ou solução aquosa. O extintor mais usado é o de água. Classe B: líquidos inflamáveis e/ou combustíveis que queimam em superfície sem deixar resíduos. O método mais eficaz é o por abafamento. Também pode ser utilizado ação química que interrompa a reação em cadeia. Os extintores mais usados são o de pó químico seco. CO 2 é uma opção. Não usar extintores de água. Classe C: fogo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fogo
  • fogo
  • Fogo
  • fogo
  • Fogo
  • Fogos
  • O fogo
  • O fogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!