Fogo

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Resumo

Na engenharia civil a capacidade do fogo é concebida através da reação do calor que o material gera e a resistência da própria estrutura em questão. A proporção desta reação é quedeterminara a proporção da ação térmica.
Esta ação térmica, quando em temperatura elevada, reduz as propriedades mecânicas dos materiais, isso pode ocasionar uma sobrecarga não prevista no projeto.
Para adeterminação da ação térmica nas estruturas, foram calculados alguns moldes para descrever a ação térmica no ambiente, esta variação se da também devido às características do local do incêndio (curvasnaturais) ou por padrões (curva-padrão). “Esta relação recebeu o nome de “curvas de temperatura-tempo” ou apenas curvas de incêndio”.
Geralmente a resistência dos materiais de construção urbanos, édada com base na norma curva-padrão (ISSO 834 (1975) ou ASTM E 119 (1918)).
Quando este tempo é determinado por sua curva-padrão de aquecimento, é chamado de Tempo de Requerido Resistencia ao Fogo –TRRF.
A NBR 14432 (2000) – “Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos das Edificações” e a Instrução Técnica IT 08/04 (CB-PMESP (2004)) elas apresentam as recomendações de tempo deresistência do fogo para cada tipo de ambiente.
As curvas temperatura-tempo associam a elevação da temperatura em função do tempo de duração deste incêndio, com isso é possível determinar a máximatemperatura que terá determinado ambiente em caso de incêndio. O incêndio tem três estágios básicos: ignição, fase de aquecimento e fase de resfriamento. É utilizado como analise experimental oincêndio-padrão, com ele deve-se considerar que a temperatura dos gases quentes no ambiente em chamas obedeça à curva padronizada.
Nas estruturas de concreto armado, deve-se considerar a reação do concretoexposto ao calor, pois ele é influenciado pela taxa de aquecimento.
As curvas padronizadas são nacionais, cada desenvolve pais a sua, para que sejam realizados os ensaios da resistência que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fogo
  • fogo
  • fogo
  • Fogo
  • Fogos
  • O fogo
  • Fogo
  • O fogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!