Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fluxo de Caixa: este desconhecido

É antiga a preocupação do Homem com sistemas que lhe permitam enxergar a realidade financeira e patrimonial de seus negócios. Em 1934, publicou-se o primeiroestudo sobre a análise de balanços baseada nos chamados Índices de Balanço. No entanto, o interesse pelo estudo sistemático do fluxo de caixa começou somente em 1961. Em novembro de 1987 que seestabeleceram normas para a elaboração do relatório do fluxo de caixa, o qual se transformou em demonstração contábil. No Brasil, em abril de 1999, publicou-se a Normas e Procedimentos nº20 (NPC 20) contendorecomendações (muito compactas) quanto à elaboração da demonstração de fluxo de caixa. Vê-se, portanto, que o interesse pelo estudo sistemático do fluxo de caixa é muito recente.
Ademar F. Campos, emseu livro “Demonstração dos Fluxos de Caixa” (Editora Atlas, 1999), cita vários os autores que alertam para a importância do fluxo de caixa, segue abaixo alguns trechos do livro:
“O fluxo de caixa éa espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá recursos suficientes para sustentar as operações ou quando haverá necessidade de financiamentos bancários.” (Gitman, 1997:586).
“Estáimplícito que, mais cedo ou mais tarde, no longo prazo, lucro e caixa serão iguais. O grande economista Lord Keynes, discutindo o assunto teria dito: ‘sim, mas no longo prazo poderemos estar todosmortos’”. (King, 1994:17).
“Os balanços expressam apenas as opiniões dos auditores, não os fatos. Dinheiro é fato, Caixa é fato. Não se produz caixa com artifícios contábeis. Os investidores devemolhar para as empresas como olham os banqueiros. O que importa é o caixa. Se uma empresa reporta lucros elevados, mas não está gerando caixa, ela pode não estar gerando lucro algum. É preciso ter em menteque o que quebra uma empresa não é a falta de lucro; as empresas quebram por falta de caixa” (Smith, 1994:42)
Muitos são os trabalhos que abordam o fluxo de caixa como instrumento de avaliação de...
tracking img