fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUÍMICA
1. RESUMO
O presente trabalho visa mostrar de maneira mais eficaz o ensino de química contextualizada, abordando um tema que seja de conhecimento dos alunos. Procurarei abordar os conceitos químicos mediante uma discussão sobre o tema petróleo, relacionando aos termos, tais como: miscibilidade, solubilidade, reação de combustão, destilação fracionada, importância econômica, formaçãodos subprodutos do petróleo. Irei mostrar que existe uma relação da disciplina química com o mundo físico, a partir de uma desconstrução da metodologia tradicional do ensino de química e propondo uma nova metodologia de abordagem do tema proposto em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: contextualização, hidrocarbonetos, petróleo, ensino médio.
ABSTRACT
This paper aims to show the most effective way ofteaching chemistry in context, addressing a topic that is of students' knowledge. Seek to address the chemical concepts through a discussion on the topic oil, relating to the terms, such as miscibility, solubility, combustion reaction, fractional distillation, economic importance, formation of petroleum products. I will show that there is a chemical discipline with the physical world, from adeconstruction of the traditional methodology of teaching chemistry and proposing a new approach methodology of the proposed topic in the classroom.
KEYWORDS: contextualization, hydrocarbons, petroleum, high school.
2. INTRODUÇÂO
Nas aulas de Química por muitas vezes buscamos junto aos nossos alunos ensinar somente fórmulas, símbolos, distribuição eletrônica e não nos preocupamos em mostrar que aquímica está muito além de tudo isso. A Química nem sempre é tratada como um instrumento de formação de cidadãos conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade, ela deve ser utilizada como mecanismo de transformação no âmbito social, na tecnologia e também deve ajudar a modificar a economia de um país.
O ensino da Química contextualizada vem sendo defendida por muitos pesquisadores e educadorescom base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos Conceitos Básicos Comuns (CBC). Esse método de ensino visa formar alunos críticos, participativos na sociedade, permitindo aos mesmos serem capazes de tomar decisões por sua própria autonomia mediante aos problemas que venham a surgir no seu dia a dia.
A contextualização tem como objetivo ensinar de maneira diferente um assunto que éabordado por vários autores, trazendo-o à realidade do aluno e permitindo ao mesmo a capacidade de criar novos conceitos ou de refazer de maneira diferente a abordagem de assuntos que fazem parte do seu meio. É muito difícil contextualizar um tema em sala de aula sem ter conhecimento prévio do assunto, os professores sentem uma enorme dificuldade em colocar o tema contextualizado. Os educadores pormuitas vezes relatam somente como exemplos uma contextualização sem se aprofundar no tema, pois falta conhecer o que é CONTEXTUALIZAÇÃO. É necessário buscar em artigos, teses, monografias e em revistas voltadas para o tema abordado referências sobre o assunto na sala de aula.
O Petróleo é um tema bastante relatado pelos meios de comunicação por isso ele pode ser utilizado para fazer com que aquímica seja vista como ciência que está inserida no nosso meio de relações estudantis, profissionais e pessoais. O petróleo é utilizado de várias maneiras por isso ele está relacionado com produtos que nós conhecemos: combustíveis, produtos asfálticos, óleos lubrificantes, solventes, plásticos, colas, resinas, produtos de higiene etc.
Além de sua importância econômica, o petróleo traz uma série deconteúdos estudados pela química tais como, combustíveis, polímeros, efeito estufa entre outros que podem ajudar a formar alunos críticos diante do mundo que vivem. Devemos levar em conta os conhecimentos que os alunos têm sobre o referido tema para assim termos um ponto de partida sem desprezar o que o aluno tem a dizer sobre o assunto abordado na aula contextualizada.
3. REFERENCIAL TEÓRICO...
tracking img