Fluidos hidraulicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice.

Fluidos Hidráulicos.
1 – Introdução. 1
1.1 - Fluidos Água-glicol. 3
1.2 - Fluidos sintéticos. 4
1.3 - Fluidos de silicones. 5
2 - Funções do Fluídos hidráulicos. 5
3 - Propriedades e características dos fluidos hidráulicos. 6
4 - Tipos de óleos Hidráulicos. 7
4.1 - Óleo Hidráulico Regular. 7
4.3 - Óleo Hidráulico Biodegradável. 7
4.4 - Óleo Baixa Temperatura. 8
5 -Requisitos de Qualidade dos óleos Hidráulicos. 8
6 - Viscosidade. 9
6.1 Viscosidade cinemática. 9
6.2 Viscosidade dinâmica. 9
7 – Densidade. 10
8 - Numero SAE. 11
9 - Fluidos Resistentes ao Fogo. 12
10 - Classificação: HFA, HFB, HFC, HFD. 12
11 - Óleos minerais 13
11.1 - Óleos Minerais 13
11.2 - Óleo mineral de base parafínico. 15
11.3 - Óleo mineral de base naftênico. 15
12 - Característicasde um fluido. 15
13 - Definição de Fluido liquido ou gás. 17

Fluidos Hidráulicos.

1 – Introdução.
Fluído hidráulico, também chamado de óleo hidráulico, são um grande grupo de fluídos usados em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força.
Os fluídos hidráulicos incluem compostos sintéticos, óleomineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, sua característica mais importante é a baixa compressibilidade.
A principal tarefa de um óleo hidráulico na indústria é de movimentar equipamentos ou ferramentas em linhas de processos. Em geral são sistemas centralizados ou individuais que movemou transportam produtos na fábrica. Nas indústrias alimentícias, sistemas hidráulicos levantam, empurram, espremem ou dão forma aos ingredientes ou produtos.
Os sistemas com óleo hidráulico muitas vezes estão sendo usados em casos de alta carga. A função do fluido hidráulico é a transmissão de força e a lubrificação das peças internas do sistema como, por exemplo, bombas de engrenagens oucilindros.
A maior parte dos óleos hidráulicos é produzida com óleos minerais devido ao custo. Para atender as exigências, estes produtos têm de ser melhorados com uma variedade de aditivos, tais como: inibidores de corrosão, antioxidantes, detergentes, aditivos EP ( extreme pressão), antiespumantes, emulgadores, abaixador do ponto de congelamento ( pour-point), etc.
Também é importante que o óleohidráulico não ataque as vedações do sistema hidráulico.

1.1 - Fluidos Água-glicol.

As soluções de água-glicol provêm da mistura de 30 a 60% de água com etileno ou propileno glicol, sendo utilizadas em sistemas onde existem riscos de incêndio ou que operem em temperaturas muito baixas. A resistência ao fogo e ao congelamento desta solução é proporcional à quantidade de água. Com menorproporção de água, a resistência ao fogo decresce, e a viscosidade e a resistência ao congelamento aumentam. Desta forma, devem ser feitas análises freqüentes do fluido, para que não seja afetado o funcionamento do sistema.
A temperatura de serviço deste tipo de fluido deve ser limitada a 60ºC, a fim de se prevenir a evaporação excessiva da água, formação de espuma e degeneração dos aditivos.
Astemperaturas elevadas tendem a formar compostos insolúveis que provocam o entupimento do filtro e depósitos nas tubulações e tanque. Alguns aditivos ajudam na lubrificação dos componentes e protegem contra a corrosão que pode ser provocada pela evaporação da água.
A vida útil do fluido água-glicol é menor do que a do óleo mineral ou dos fluidos sintéticos. A sua utilização também implica na reduçãodas cargas nos mancais, que deve ser pelo menos 1/3 da carga que corresponderia ao mesmo mancal lubrificado com óleo mineral. Este fluido não é recomendado para utilização em sistemas com bombas que possuam mancais de rolamento, bombas de engrenagem que trabalham com pressões acima de 500 psi e com componentes que operam com lubrificação limítrofe.
A água adicionada ao sistema deve ser...
tracking img