Fluidos hidraulicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluidos Hidráulicos

Introdução:

Fluído hidráulico, também chamado de óleo hidráulico, é o meio de transmissão de energia em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força.
Ele é o elemento mais importante no sistema hidráulico. As características do fluido têm um efeito crucial sobre odesempenho e vida do equipamento. É importante usar um fluido limpo e de alta qualidade, a fim de que o sistema hidráulico opere com eficiência.
Os modernos fluidos hidráulicos são compostos complexos que são cuidadosamente preparados para atingir as exigências de suas tarefas. Além do que para ter um fluido base, os fluidos hidráulicos contêm aditivos especiais para fornecer característicasdesejadas.
Incluem compostos sintéticos, óleo mineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, sua característica mais importante é a baixa compressibilidade.
Essencialmente, um fluido hidráulico tem quatro funções primárias:

1. Transmitir potência;
2. Lubrificar partes móveis;3. Vedar folgas entre conjuntos;
4. Dissipar calor.

Para realizar de forma apropriada essas funções primárias e ser prático de um ponto de vista de segurança e custo, um fluido hidráulico deve ter as seguintes propriedades:

• Boa capacidade de lubrificação;
• Viscosidade ideal;
• Estabilidade química e ambiental;
• Compabilidade com os materiais do sistema;
•Extenso módulo de compressibilidade;
• Resistência ao fogo;
• Boa capacidade de transferir calor;
• Baixa densidade;
• Resistência à espuma;
• Não ser tóxico;
• Baixa volaticidade;
• Ser barato;
• Facilidade de utilização.

Essa é uma lista desafiadora, pois em um único fluido hidráulico não é possível obter todas essas características desejáveis. Oprojetista deve escolher aquele fluido que esteja mais próximo do que seria ideal para sua aplicação particular.

Tipos de Fluidos

À base de água: A água é o mais barato e disponível dos fluidos hidráulicos. É um excelente fluido quanto à transmissão de energia (elevado coeficiente volumétrico), com um alto poder refrigerante. É inerte, quimicamente compatível com quase todos os materiais dosretentores, alem de ser absolutamente não inflamável.

Desvantagens:
- Não possui características lubrificantes;
- Provoca a corrosão dos componentes da tubulação;
- Tem uma viscosidade muito baixa, dificultando a estanqueidade e reduzindo o rendimento do sistema;
- Possui um ponto de congelamento elevado (0°), podendo causar danos consideráveis no caso de congelamento, devido a dilatação dofluido no sistema;
- Possui baixo ponto de ebulição, limitando a faixa de operação.

Os inconvenientes citados nos itens 1,2 e 3 podem ser compensados através de aditivos, embora não se deva considerar a água um fluido adequado para os sistemas hidráulicos atuais, salvo para os casos excepcionais citados e para os especialmente projetados e construídos para seu uso, tanto pelosseus inconvenientes próprios como pelo menor rendimento obtido em comparação com outros tipos de fluidos hidráulicos

Emulsões de óleo em água: São usados em sistemas que normalmente são projetados para usar água como fluido hidráulico. A adição de óleo solúvel na água, normalmente na proporção de 1 a 5% de óleo em volume, serve para melhorar as propriedades lubrificantes e proteger os componentes dosistema contra a corrosão e a ferrugem.
Os sistemas que utilizam emulsões de óleo em água requerem bombas, válvulas e outros componentes especiais, estando sua faixa de temperatura de operação limitada até 65ºC. As considerações deste tipo de fluido, no que diz respeito às aplicações e restrições, são as mesmas comentadas anteriormente para as água.

Óleo Hidráulico Regular: Para um rendimento...
tracking img