Floresta Pluvial Costeira
      Floresta pluvial costeira ou Mata Atlântica, situa-se nas montanhas e planícies costeira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A região sul do Espírito Santo e de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, são as únicas áreas onde esse bioma não se desenvolveu originalmente.
     A Mata Atlântica têm árvores com folhas largas e perenes, como as da Floresta Amazônica. A Mata Atlântica é um dos biomas mais devastados pela exploração humana; calcula-se que restam apenas 5% da floresta original que havia por ocasião da chegada dos primeiros colonizadores europeus. Extensas áreas de florestas foram totalmente destruídas, em muitos casos para dar lugar a plantações de cana-de-açúcar, cacau e banana.
A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, ocorte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.
A redução dos hábitats e a exploração desenfreada dos recursos florestais colocaram em risco de extinção grande parte das espécies da Mata Atlântica constituindo-se assim no bioma brasileiro que abriga o maior número de espécies ameaçadas. Entre as 633 espécies animais que constam da lista das espécies ameaçadas de extinção divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2004, 383 pertencem a Mata Atlântica, como o Mico-leão-dourado, o mono-carvoeiro e a preguiça-de-coleira.
Flora: - Palmeiras
- Bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas
- Pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro
- Tapiriria
- Andira
- Ananás
- Figueiras
Fauna: - Mico-leão-dourado (risco de extinção)
- Tamanduá bandeira  (risco de extinção)
- Tatu-canastra (risco de extinção)
- Arara-azul-pequena (risco de extinção)
- Muriqui
- Anta
- Onça Pintada (risco de extinção) [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Floresta pluvial costeira. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Floresta-Pluvial-Costeira/650460.html

MLA

"Floresta pluvial costeira" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Floresta-Pluvial-Costeira/650460.html>.

MLA 7

"Floresta pluvial costeira." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Floresta-Pluvial-Costeira/650460.html>.

CHICAGO

"Floresta pluvial costeira." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Floresta-Pluvial-Costeira/650460.html.