FLORENCE NIGHTGALE

678 palavras 3 páginas
RESUMO

Apresentação da teoria ambientalista de Florence Nightingale e análise da aplicação dos conceitos dessa teoria na EEAN – Escola de Enfermagem Ana Nery. Estes conceitos confirmam que os pensamentos de Florence Nghtingale, significam a importância da implementação de uma assistência caracterizada por condições de recuperação, cura e reabilitação.

Palavras-chave: Educação em enfermagem. História da Enfermagem. Teoria de Enfermagem.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a influência da teoria ambientalista de Florence Naghtingale no aprendizado dos estudantes de Enfermagem na Escola de Enfermagem Ana Nery – EEAN, através da disciplina Fundamentos de Enfermagem, por volta de 1962 a 1968. “O recorte temporal compreende o período de 1962-1968. O marco inicial – 1962 – corresponde à mudança de denominação da disciplina ‘Arte de Enfermagem’(...) para ‘Fundamentos de enfermagem’(...)”

2 DESENVOLVIMENTO

Florence Naghtingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna, e há relatos da vida desta ilustre mulher: Florence Naghtingale (1820-1910) teve pais ingleses e nasceu durante uma viagem a Florença, Itália. Sua maior realização foi o estabelecimento do conceito da preparação formal para a prática da enfermagem; Sua fama espalhou-se com rapidez após seu trabalho, e o de um grupo de mulheres dedicadas, de cuidar dos doentes, durante a Guerra da Criméia[...]

Florence provocou uma revolução no conceito de enfermeira da época, vindo a formar o que hoje chamamos de Enfermagem Moderna. A administração de hospitais, a formação da enfermeira e a educação em serviço foram, para Florence, a preocupação primordial de todo o seu empreendimento na Enfermagem.

Os pensamentos de Florence, a então conhecida “dama da

Relacionados