Flobela espanca

1870 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO DE LETRAS – IV SEMESTRE

Thaís Pires do Carmo Santana

ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA V

1ª Apresente os pontos de vista de vários autores sobre classe de palavras.
Perini comenta que é necessário considerar, separadamente, os traços ou significados. É preciso estar atento para que haja uma relativa homogeneidade entre os comportamentos gramatical. Embora esses conjuntos de palavras possam ser estabelecidas com base em semelhanças de comportamento gramatical, a função que ele desempenha é fundamental para determinar suas características semânticas e morfológica.
Mattoso Câmara Jr. Observa critérios semânticos não deve ser observados isoladamente como acontece de maneira geral na gramática tradicional. Para ele, o sentido não é um conceito independente, mas está ligado a forma. Ressalta ainda que o semântico e o critério mórfico se associam de maneira muito estreita, pois os vocábulos é uma unidade de forma e sentido.
Barrenechea (1963) A autora considera a palavra como signo linguístico, cujos constituintes imediatos não permitem separação ou permutação da sua ordem e propõe oito classes de palavras agrupadas em duas categorias. Fazem parte do primeiro grupo de palavras que desempenham uma função: verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, coordenantes e subordinantes. A autora reconhece pronomes e artigos como classes específicas, a não ser pronomes relativos que constituem as classes de relacionantes. Os autores pronomes poderiam funcionar como substantivos, adjetivos e advérbios fariam parte da categoria de adjetivos, ou seja, modificadores dos substantivos.
Scheiner (1974) Considera com bases nas características mórficas, a existência de cinco classes: nomes, verbos, pronomes, advérbios e conectivos.
Basílio ( 1987) Considera a definição de classes complexas e mostra que a gramatica tradicional privilegia o critério semântico, o

Relacionados