Flobela espanca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO DE LETRAS – IV SEMESTRE

Thaís Pires do Carmo Santana

ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA V

1ª Apresente os pontos de vista de vários autores sobre classe de palavras.
Perini comenta que é necessário considerar, separadamente, os traços ou significados. É preciso estar atentopara que haja uma relativa homogeneidade entre os comportamentos gramatical. Embora esses conjuntos de palavras possam ser estabelecidas com base em semelhanças de comportamento gramatical, a função que ele desempenha é fundamental para determinar suas características semânticas e morfológica.
Mattoso Câmara Jr. Observa critérios semânticos não deve ser observados isoladamente como acontece demaneira geral na gramática tradicional. Para ele, o sentido não é um conceito independente, mas está ligado a forma. Ressalta ainda que o semântico e o critério mórfico se associam de maneira muito estreita, pois os vocábulos é uma unidade de forma e sentido.
Barrenechea (1963) A autora considera a palavra como signo linguístico, cujos constituintes imediatos não permitem separação ou permutaçãoda sua ordem e propõe oito classes de palavras agrupadas em duas categorias. Fazem parte do primeiro grupo de palavras que desempenham uma função: verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, coordenantes e subordinantes. A autora reconhece pronomes e artigos como classes específicas, a não ser pronomes relativos que constituem as classes de relacionantes. Os autores pronomes poderiam funcionar comosubstantivos, adjetivos e advérbios fariam parte da categoria de adjetivos, ou seja, modificadores dos substantivos.
Scheiner (1974) Considera com bases nas características mórficas, a existência de cinco classes: nomes, verbos, pronomes, advérbios e conectivos.
Basílio ( 1987) Considera a definição de classes complexas e mostra que a gramatica tradicional privilegia o critério semântico, oestruturalismo, critérios mórficos e funcional, e a gramatica gerativa define as classes de palavras em termos de propriedade sintáticas.
Azeredo (2009) O autor chama de vocábulo a forma concreta que ocorre nas frases. Em cada grupo mencionado, o das palavras lexicais e das palavras gramaticais , Azeredo inclui diferentes classes de palavras, de acordo com as características semânticas,morfológicas e sintáticas, chamadas por ele de função comunicativa, paradigma morfológico e distribuição sintática. Assim segundo a função comunicativa há seis divisões: designação, predicação, indicação, quantificação e condensação. Azeredo aponta quatros grupos: a) verbos b) substantivos, adjetivos, artigo e numeral e pronome indefinido e relativo. E considera cinco posições que as palavras podem ocupar naestrutura da oração ou do sintagma: núcleo, adjacente, coordenate, subordinante e desmacador.
Neves (1990) As classes de palavras são consideradas elementos que devem ser analisadas de forma isolada. Destacar palavras de textos não muda a questão, pois, ao serem isoladas, as palavras assumem autonomia e deixam de fazer parte do sistema integrado, com funções complementares entre si.
Fernandes(1998) Propõe uma divisão morfofuncional em nucleares, periféricas e conectivas.
2ª Comente as criticas feitas à teoria tradicional sobre classes de palavras.
As gramáticas normativas se limitam a apresentar listas com os principais afixos gradativos, não indo além da classificação estrutural que distingue as formas sintáticas das analíticas. Algumas chamam atenção para o fato de afixos dimensivosnão necessariamente expressam tamanho como entre outras, a de Rocha Lima e de Evanildo Bechara. No entanto, não desenvolvem a afirmação, deixando de explicitar todos os principais usos desses formativos. Cunha afirma que nem sempre as noções de aumento e diminuição vem atualizadas mais tipicamente dimensivos, mas não chega explicitar os valores semânticos-pragmáticos que tais elementos...
tracking img