FLIP FLOP

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
________________________________





___________________________
ELETROTÉCNICA II D VESPERTINO




FLIP FLOP









_________________
2015
_______________________________







FLIP FLOP






Trabalho apresentado a disciplina de Eletrônica Digital do curso Técnico em Eletrotécnica da ___________________________ para obtenção de avaliação do 2° módulo.

Professor : __________________________________
2015
Sumário

1 Introdução 4
2 O que é Flip Flop 5
3 Como funciona 5
4 Tipos de Flip Flop 8
4.1 Flip Flop RS 8
4.2 Flip Flop JK 10
4.3 Flip Flop JK com CLOCK 11
4.4 Flip Flop JK com PRESET e CLEAR 14
4.5 Flip Flop JK com RESET 17
4.6 Flip-Flop tipo D 17
4.7 Flip-Flop tipo T 19
5 Conclusão 22


1 Introdução

Neste estudo veremos o flip-flop, ele é representado como um bloco deduas saídas, uma para entrada e outra para controle.
O flip-flop eletrônico foi inventado em 1919 por William Eccles e F.W. Jordan. Eles necessitam de conexões de alimentação, é constituído por portas lógicas e encontrado em circuitos digitais utilizando um tipo de porta. Um tipo de flip-flop é base para construção de memórias eletrônicas e outros tipos de flip-flop, e executa três funções.Veremos mas o que é flip-flop, como funcionam, tipos de flip-flop e os mais importantes.



















2 O que é Flip Flop

Um circuito de memória prático usando uma configuração chamada de biestável.
Este tipo de circuito também é conhecido como flip-flop. O flip-flop é construído usando duas portas NAND ou duas portas NOR.
Na análise de circuitos sequências o tempo em que os eventos ocorrem émuito importante, assim um evento ocorrido no passado e que não está ocorrendo no presente, tem influência no estado lógico do circuito no presente. O presente de um circuito flip-flop depende do que ocorreu no passado.


3 Como funciona

Em circuitos digitais da família TTL é mais comum o bi-estável feito com portas NAND, você deve assumir nesta análise a porta utilizada é do tipo TTL que entende aentrada desconectada como nível lógico "1".
Neste circuito quando a chave S for ligada um sinal de nível zero é aplicado a porta
CI1, obrigando a saída Q a assumir o valor "1" devido a função NAND e o LED acende.
Esta função é chamada de “SET”, ou ligado em português, alguns dizem “setado”. A letra "Q" é usada para indicar uma saída de um circuito de Flip-Flop.

Quando a chave S é acionada a umaseqüência de eventos ocorrem através do CI1 e do CI2. Quando a chave S acionada a entrada superior do CI1 vai para o nível lógico "0", o que obriga a saída do CI1 a ir para o estado 1 devido a função NAND da porta conforme você já conhece dos circuitos combinacionais. Esta ação é chamada de SET da saída do flip-flop, alguns dizem de "SETAR" a saída!
Uma vez que a saída do CI1 é ligada este sinal érealimentado para a entrada superior do CI2. A realimentação não havia sido usada nos circuito combinacionais, isto é a novidade dos circuitos sequenciais!



Como a chave R está desligada, as duas entradas da porta NAND do CI2 assumem o estado "1", assim a saída do CI2 vai para zero devido a função NAND. O valor "0" da saída do CI2 é realimentado para a entrada inferior do CI1. Ao final destaseqüência de eventos a saída Q está no nível lógico "1" e as duas entradas do CI1 estão no nível lógico "0".




Todos estes eventos ocorrem de forma muito rápida. Na prática quando a chave S for acionada a saída Q assume o valor "1" (SET) e a entrada inferior do CI1 assume o valor "0" de forma praticamente instantânea, desta forma no restante deste trabalho você deverá considerar esta seqüência deeventos como sendo um único evento chamado de função SET da saída Q do flip-flop!
Após a saída Q ter assumido o valor "1" a chave S pode ser liberada a saída se manterá ligada devido ao zero da realimentação na entrada inferior do CI1. Esta função é chamada de memorizar a saída, ou de forma simplificada de "função MEMO" da saída Q do flip-flop, como é mostrado na figura abaixo!
Agora as duas...
tracking img