Flexibilidade dos sistemas produtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um sistema flexível de Produção que é de concepção modular que permite configurar qualquer tipo de sistema de manufatura, podendo falar de um sistema transfer, sistema tranfer flexível, sistemaflexivel de manufatura, células de manufatura ou sistema de máquina CNC, sendo que a imigração de um sistema manufatura para o outro é sempre possível.
A principal característica de um sistema flexível e ode poder confugurar qualquer tipo de sistema de manufatura a partir dos módulos básicos que são sempre padronizados, e que apresente duas outras características intrínsecas que é a ampliação progressiva e a subdivisão.
De acordo com Marcius Fabius Henriques de Carvalho que publicou um artigo em 2006 com o tema: A flexibilidade nos sistemas produtivos atuais e sua perspectiva, ele faz umaanalise conceituada das medidas de Flexibilidade abordando cada passo com detalhes e dados gráficos, mostrando os quatro tipos de flexibilidade que são :
• A Flexibilidade de Volume
• A flexibilidade de Entrega
• De mix
• De novos produtos
E mostrou em discussão de objetivos de cada uma:
• Flexibilidade de Volume: Determinar uma faixa volume uma organização de trabalho para que possa ter umretorno positivo, mesmo se a demanda sofrer algum tipo de variação.
• A flexibilidade de Entrega: determinar a habilidade do sistema acomodando o tempo de entrega dos produtos, e sempre atento ao tempo de entrega dos pedidos urgentes, especias, fazer uma engrenagem que, adquirir um sistema que funcione bem para deixar a empresa sempre em alta na competitividade no mercado e sempre adquirindo umamaneira de reduzir o tempo de entrega dos produtos
• No artigo Marcius Fabius mostra a comparação de duas empresas, A General Motors, e Nissan, nesse comparativo ele deixa claro que a GM, é a montadora com maior flexibilidade de modelos, enquanto a Nissan é o oposto.
A diferença esta no planejamento a GM, optou por um número significativo de plantas no caso abordado foram 31, e assim a suaparticipação no mercado foi bem sucedida, tendo assim um bom volume de produção e de participação no mercado. Assim pode atender o seu cliente com maior qualidade e rapidez. Porque hoje o maior objetivo das montadoras é reduzir o tempo de entrega ao seu consumidor final ou á revenda.
Eles tem essa concepção de que se diminuírem o tempo de entrega estarão satisfazendo melhor os seus clientes, e assimconseqüentemente estarão reduzindo o custo da produção e do estoque.
E o meio mais fácil é obter essa redução, é ter uma limitação no numero de variação dos produtos porque a flexibilidade de tempo contrapõe-se ás flexibilidades de mix.
Na parte de novos produtos o crescimento sem é dividido em duas partes:
expansão e diversificação (ANSOFF, 1997)
A expansão envolve a entrada do produto nomercado, vendo como será aceita pelo consumidor final, e sempre tem que ser inovada “novo”.
E a diversificação é uma das mais arriscadas é o afastamento do produto do mercado que ele já é conhecido nesse ponto não há uma flexibilidade da empresa. Fazendo o produto ser administrado de forma descentralizada.
Para determinar uma estratégia de flexibilidade, a empresa tem que fazer um estudo de como o seuproduto será posicionado em relação ao cliente e ao consumidor final.
De acordo com o Livro - Logística: Evolução na Administração: Desempenho e Flexibilidade, do Autor: Razzolini Filho, Edelvino
O produto funcional aquele que requer linha de produção funcional, com o objetivo de competir sempre pelo menor custo. Produto de inovação requer sempre empresas que façam uma parceria que arriscam ecompartilhem os riscos advindos da incerteza do comportamento da demanda da flexibilidade.
De acordo com o livro Introdução à Teoria Geral da Administração
A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas idéias. Além do mais, é bom lembrar que a teoria administrativa formula suas proposições em...
tracking img