Caracteristicas do jit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Just in time:
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local deutilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
Kanban:
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
E a Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode sersubstituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca-se um Kanban (cartão) em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartãoou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peças, o Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças.
kanban e um cartão com informaçoes de um determinado produto ex: parafusos, roscas e pregos geralmente peças repetitivas ele ajuda a controlar um pequeno estoque de determinada empresa. Ele informa a horaque esse pequeno estoque tem que ser reabastecido pelas cores verdes,amarelo e vermelho, verde esta ok, amarelo atenção ao produto e veremlho esgostou.
O objetivo do kanban e controlar o fluxo de produção e uma boa administraçao da produção para nao ter disperdicios.
O que e o JIT:
O JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo consideradocomo uma completa "filosofia", a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. E um conjunto de técnicas e o funcionamento geral da empresa desde o recursos humanos ate a produção tem que esta tudo em perfeita ordem para o jit funcionar dentro de uma determinada empresa. O conceitodo JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo (just in time) de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformados em peças

Objetivos do JIT:
objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem acamuflar problemas. São os procedimentos e atitudes requeridos para ser um fabricante responsável e competitivo. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas, tais como: projetar a otimização dos processos, interagirem bem com o cliente, obter relações de confiabilidade com fornecedores e clientes, adotar compromisso de melhoria contínua. Estas metas que juntasresultarão no objetivo final.
ASPECTOS DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE JIT E A ABORDAGEM TRADICIONAL DE ADMINISTRAR
O sistema JIT é mais do que um conjunto de técnicas, sendo considerado uma filosofia de trabalho. Seus objetivos fundamentais são qualidade e flexibilidade do processo. Esta filosofia diferencia-se da abordagem tradicional de administrar a produção nos seguintes aspectos:
• os estoques sãoconsiderados nocivos por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital, mas também, por esconderem ineficiências do processo produtivo, com problemas de qualidade, altos tempos de preparação de máquina para troca de produtos e falta de confiabilidade de equipamentos;
• coloca ênfase na redução dos lotes de fabricação através da redução dos tempos de preparação de equipamentos;
•...
tracking img