Fixamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFEBE – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE
FICHA DESTAQUE/ REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA

  1. NOME COMPLETO DOS AUTORES DO FICHAMENTO:
 

  2. ARTIGO EM FICHAMENTO:
  MACEDO, M. J. F.; LEAL,R. A Anencefalia e o crime de aborto – exclusão de ilicitude via autorização judicial – uma real possibilidade no Brasil. In Revista da Universidade do Vale do Itajaí, Ano 1, n 1. Itajaí: UNIVALI Ed,2004.

  3. ESPECIALIZAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO:
  O trabalho esclarece as diferenças entre o crime do aborto no Brasil, e o não direito da interrupção de uma gravidez, pela proteção do direitoa vida, mesmo que comprovado cientificamente a inviabilidade do feto extra- útero.
  4. RESUMO DO ARTIGO: 
  “[...] O direito ampara a vida humana desde a concepção. Com a formação do osso,depois embrião e feto. [...] ” (p. 556)
“ Contudo, nem todos os problemas detectados pelos exames clínicos durante a gestação humana têm tratamento intra ou extra-útero, porquanto afetos a malformaçõesseveras, ou associadas a outras anomalias, que tornam o produto da concepção inviável, ou seja, o prognóstico morte, logo após o nascimento, é certo e irreversível.” (p.559)
“A margem de erro com aqual se trabalha nessa área, contando evidentemente com profissionais habilitados, é mínima. Esse dado deve ser um fator de tranquilidade para as pacientes, para o legislador e para a sociedade.” (p.260)
“A norma penal, portanto, em um Estado Democrático de Direito não é somente aquela que formalmente descreve um fato como infração penal, pouco importando se ele ofende ou não o sentimentosocial de justiça; ao contrário, sob pena de colidir com a Constituição, o tipo incriminador deverá obrigatoriamente selecionar, dentre todos os comportamentos humanos, aqueles que de fato possuem reallesividade social. [...].” (p.563)
“Na visão jurídica, ao antecipar o sofrimento da mãe, permitindo-lhe realizar a interrupção da gravidez, não se estaria tirando a vida do feto; estar-se-ia,...
tracking img