fixamento livro aprender antropologia

526 palavras 3 páginas
Fixamento livro aprender antropologia
No primeiro capitulo, o autor aborda o homem “primitivo”, ou seja os índios americanos comparando-os aos europeus colonizadores ,discorrendo sobre as culturas diversas.
Esse primitivo também se estende aos negros, são tratados desta forma pois são vistos como animais ,devido a forma de tratar seus semelhantes ,muitas vezes por se alimentar de carne humana “antropofagia”, mas também demonstram um lado de desconhecimento, do que é o mal e também são de uma caridade extrema, compartilhando de tudo que possuem entre si.
Também, aborda um despertar do homem para se conceituar ,e o inicio da etnologia no século XVIII, ”o cientista naturalista deve ser ele próprio testemunha ocular do que observa” (Laplantine .2007/60). Também discorrendo sobre os pesquisadores do século XIX nos mostra que a teoria da evolução da um impulso na antropologia .Falando sobre Boas e Malinowisk dois grandes etnólogos ,Boas foi um influenciador considerável ,para ele no campo tudo deve ser anotado .Malinowisk, nos mostra uma antropologia onde tudo, deve ser observado bem detalhadamente, é interessante a visão de laplatine com relação a malinowisk, dizendo “Ora, a grande força de Malinowisk foi ter conseguido fazer ver e ouvir aos seus leitores, aquilo que ele mesmo tinha visto , ouvido e sentido” (Laplantine.2011:86).Ao falar de Durkheim ,ele nos mostra, que sua preocupação maior, é mostrar a existência de uma especificidade do social e que é necessário, emancipar a sociologia e a psicologia. Já Marcel Mauss, luta toda sua vida para que a sociologia seja reconhecida como ciência.
Na segunda parte do livro, Laplantine, resalta os 5 polos teóricos da antropologia contemporânea, ou seja a antropologia dos sistemas simbólicos ,social ,cultural ,estrutural/sistêmica e dinâmica.Na antropologia dos sistemas simbólicos, vemos, que ela se esforça em mostrar a lógica de pensamento mitológico e teológico, cosmológico ,também mitos ,contos ,lendas e linguagens.
O

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas