Fitoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANTA MEDICINAL - TANCHAGEM
NOME POPULAR: TANCHAGEM
NOME CIENTIFÍCO: "Plantago major" 
LOCAL:
ESTAÇÃO DO ANO:
PARA QUE SERVE ? Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto.
PRESCRIÇÃO:
QUANTIDADE E CONSUMO: Usar infusão de 30 gramas para cadalitro de água.

Aluno: José Maria Rosa
Prof. Alessandra Mantovani Lopes Alioto
17/09/2010

QUESTÕES A SEREM PESQUISADAS

Sistema circulatório ( veias, artérias, hemorragias e circulação em geral)

FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenecedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas.Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais
SETE SANGRIAS "Cuphea ingrata" Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração.Não é aconselhado uso para crianças.
IPÊ ROXO "Tabebuia impetiginosa" Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas eanticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele
GUAÇATONGA "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diminue o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças depele, picadas de cobras e aranhas.
GARRA DO DIABO "Harpagophytum procumbens" Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.

Sistema digestório ( estômago, fígado, vesícula )
CAMOMILA "Matricaria chamomilla" De origem egipcia, tem propriedades calmantes,digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstiuir a flora intestinal.
ESPINHEIRA SANTA "Maytenus ilicifolia" Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funçõesgastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante.
LOURO "Laurus nobilis" Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.
Cardo Mariano ( silybum marianum) – Principal fonte de silimarina, substância hepatoprotetota, para cálculos biliares, doenças no fígado induzidos por álcoo, drogas e toxinas. Também indicada para cirrose, icterícia e hipercolesterolemia (aumento do colesterol no sangue). Depurativa e digestiva. Atenção para pacientes com problemas renais, úlceras, gastrites e hipertensos.
QUEBRA PEDRA "Phylantus niruri" Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretrae a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.
MALVA "Malva sylvestris" Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele
ERVA DOCE "Pimpinella anisum" Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.
MACELA/FLOR "Achyzoclinesatureoides" Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.
VERBENA "Verbena officinalis"  Indicado contra doenças do fígado e do estômago
PICÃO PRETO "Bidens pilosa" Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.
GARRA DO DIABO...
tracking img