Fitormonios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hormônios Vegetais
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
Entre as categorias de hormônios vegetais relacionados à divisão celular, crescimento e diferenciação, destacam-se:
Auxinas
GiberelinasEtileno
Ácido Abscísico
Citocininas
Giberelinas - Ação
Caule: alongamento das células
Plantas anãs são geneticamente incapazes de produzir (giberelinas).
Folhas: alongamento das células
Usado na horticultura para obtenção de plantas com folhas maiores e largas.
Fruto: Aceleram a distensão celular (em frutos jovens provoca um acentuado aumento).provocam partenocarpiaSemente: Quebra adormência.Floração: Induz em plantas acaules (caules reduzidos).Ex: cenoura, nabo, rabanete
Giberelinas
A ação da giberelina vem sendo intensivamente estudada em viticultura. Aplicações efetuadas desde o aparecimento da inflorescência até o início da maturação visam principalmente o aumento da produção através do aumento do peso dos cachos e dos bagos e à obtenção de cachos medianamente soltos (quedispensam a operação de desbaste e facilitam o controle de doenças). Além disso, a aplicação do ácido giberélico pode acarretar no engrossamento dos pedicelos e engaços e obtenção de frutos sem sementes, com diminuição do ciclo da videira, antecipando-se o período de colheita.
Citocininas
O papel essencial da citocinina é regular o crescimento vegetal, “normalizando” o desenvolvimento da planta.
Acitocinina proporciona a ocorrência de um crescimento controlado e organizado da forma e da estrutura das plantas superiores.
Além disso, elas também provocam a diferenciação dos grupos de células que formam os tecidos e que se tornarão as diferentes partes das plantas.
Citocininas
A inibição da senescência, isto é, do envelhecimento, é outra importante função desses hormônios. Essemecanismo funciona no sentido de que as citocininas aumentam a retenção de algumas substâncias, tais como aminoácidos, dentro da célula. Assim, o envelhecimento, o amarelecimento e a perda de qualidade de mercado dos produtos vegetais são retardados. Devido a essa propriedade, a citocinina está sendo usada como inibidor de senescência em muitas plantas, como o alface, o brócolis, etc.
Gás etileno
É ocomposto orgânico (endógeno ou exógeno) mais simples e, aparentemente, o único gás que participa de regulação dos processos fisiológicos das plantas. O etileno é considerado um hormônio, já que é um produto natural do metabolismo, atua em concentrações muito baixas e participa da regulação de praticamente todos os processos de crescimento, desenvolvimento e senescência das plantas.
Gás etileno -Curiosidade
Acredita-se que enfiando pregos na jabuticabeira ela produz frutos mais rápido. Na verdade, quando se provoca este tipo de ferimento na planta, ocorre um estímulo e ela produz o etileno, que a induz a florescer.
Ácido Abscísico
Ao contrário de outros hormônios vegetais, como a auxina, o ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas. Essa inibição ocorre no sentido deproteger a planta. Nos períodos desfavoráveis, a planta produz o hormônio, que é responsável pela dormência das gemas do caule e pela queda das folhas. O ácido abscísico é o principal responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas no inverno e pelo fato das sementes não germinarem imediatamente após serem produzidas, fenômeno conhecido como dormência.
Além disso, o ácido abscísico provoca ofechamento dos estômatos, favorecimento da síntese de reserva em sementes e do transporte de fotossintetizados das folhas para as sementes em desenvolvimento.
Auxinas ( ácido indolacético – AIA)
As auxinas são os hormônios vegetais mais importantes presentes na planta, sendo responsáveis pelo crescimento do vegetal. Produzidas no ápice da planta, as auxinas são distribuídas do ápice para o todo...
tracking img