Fispq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2946-P Rev.06 06/06/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO – FISPQ
1- Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Synteko Classic. Nome da empresa: GPC Química S.A. Endereço: Av. Centenário, 1757 – Gravataí-RS – Brasil, CEP: 94010-050 Telefone: (51) 2139.64.00 Fax: (51) 2139.64.66 Telefone de emergência: (51) 2139.64.21 E-mail:assistenciatecnicars@gpcquimica.com.br

2- Composição e informações sobre os componentes Preparado: Resina uréia-formol / aquosa. Natureza química: Polímero termofixo resultante da reação entre uréia e formol. Componente que contribui para o perigo: Nome químico Nome genérico Nº CAS Concentração do componente Metanal Álcool Etílico Formol Etanol 50-00-0 64-17-5 Max.4% 21% Classificação do perigo* Máximo Máximo

* Classificaçãoconforme a norma regulamentadora 15 (NR-15) do ministério do trabalho brasileiro.

3- Identificação de perigos Perigos: Inflamável devido a presença de etanol. Irritante. Inalação: Componentes do produto podem ser absorvidos por inalação. Provoca sensação de queimação, tosse, dores de cabeça, náuseas, tontura, falta de ar, vômitos, fadiga. Pele: Queimação na pele, vermelhidão, absorvido pelapele, colapso, choque, convulsão, ressecamento da pele. Ingestão: Sensação de queimação, confusão mental, náusea, choque e colapso, inconsciência. Olhos: Vermelhidão, dor, queimação, lacrimação, visão embaralhada.

1

2946-P Rev.06 06/06/2011
Efeitos do produto: Efeitos adversos a saúde humana: Os componentes do produto podem ser absorvidos por inalação. Provoca sensação de queimação, tosse,dores de cabeça, náuseas, tontura, falta de ar, vômitos, fadiga. Queimação na pele, vermelhidão, absorvido pela pele, colapso, choque, convulsão, ressecamento da pele. Pela ingestão ocorre sensação de queimação, confusão mental, náusea, choque e colapso, inconsciência. Nos olhos, vermelhidão, dor, queimação, lacrimação, visão embaralhada. Efeitos ambientais: Produto perigoso ao meio ambiente, emespecial para organismos aquáticos. Perigos físicos e químicos: Reage com compostos ácidos, promovendo o endurecimento da resina. Endurece com o aumento da temperatura. Endurece com o tempo. Com o aquecimento pode gerar fumos perigosos. Reage com oxidantes podendo causar inflamação. O vapor é mais leve que o ar. A mistura do vapor de etanol com o ar é explosiva. O etanol presente reage lentamente comhipoclorito de cálcio, óxido de prata e amônia, causando perigo de fogo e explosão. O mesmo reage com oxidantes tais como ácido nítrico, nitratos e percloratos, causando perigo de fogo e explosão. Perigos específicos: Consumo de bebidas alcoólicas aumentam os efeitos perigosos. Principais sintomas: Não aplicável. Sem mais sintomas. Visão geral de emergências: Manter as pessoas afastadas; isolar aárea de risco e impedir a entrada. Manter-se com o vento pelas costas; afastar-se de áreas baixas. Equipamentos autônomos de respiração e vestimentas usuais de combate ao fogo oferecem proteção limitada.

4- Medidas de primeiros socorros Primeiros socorros: Aplicáveis devido ao formol e ao etanol presentes. Inalação: Ar fresco, descanso, respiração artificial se necessário, por a vítima naposição meio vertical. Em caso de excessiva exposição, contatar um médico. Contato com a pele: aconselha-se remover a roupa contaminada e lavá-la. Lavar a pele com água. Tratar o local afetado usando luvas. Contatar o médico. Contato com os olhos: enxaguar com água por alguns minutos. Em caso de contato elevado contatar um médico. Ingestão: Enxaguar a boca e procurar um médico. Ações que devem serevitadas: Manusear o produto sem Equipamento de proteção individual.

2

2946-P Rev.06 06/06/2011
Ingerir, Inalar, diluir, e colocar em contato com a pele. Manusear perto de fontes de ignição ou em condições propícias ao fogo. Recomendações para o médico: Informar sobre a natureza do produto e a presença de formol e etanol no mesmo.

5- Medidas de combate a incêndio Meios de extinção...
tracking img