Fisioterapia e balneoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BALNEOTERAPIA

INTRODUÇÃO
Ao longo de muitos séculos os benefícios dos banhos e da imersão em águas já foram reconhecidos pela possibilidade de alívio da dor, melhora no bem-estar e auxilio no tratamento de algumas patologias, a Balneoterapia, por sua vez, é um dos mais antigos conhecimentos médicos, sendo muito popular e utilizada na Europa e Ásia como forma de promover relaxamento e paratratar certas doenças. Este trabalho tem como objetivo abordar a Talassoterapia e Balneoterapia como componentes importantes em tratamentos das diversas áreas, proporcionando assim um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

CONCEITO
Balneoterapia é a união da palavra balneu ( banho em latim), com a palavra therapia (terapia em grego), e significa o tratamento de doenças por meio de banhosde qualquer origem, podendo ser com água do mar, não necessariamente no ambiente marítimo, ou água com princípios terapêuticos, sendo ela aquecida e com presença de minerais, podendo ser praticada em banheiras (individuais ou coletivas), em piscinas termais ou em tanques especiais, para fins da aplicação de curas fisioterápicas e reabilitivas.
Na realização de banhos com fins terapêuticos énecessária a atenção com a temperatura, que deve ser de no mínimo 20ºC e de no máximo 45ºC, o tempo do banho varia de 16 a 40 minutos de acordo com a temperatura adotada, o conteúdo mineral também deve ser observado, que deve ser dissolvido a uma concentração de pelo menos 1 grama por litro (sais, compostos de enxofre ou gases), e por último e não menos importante o local onde se realizará o banho(sala ou balneários) no Brasil, os Balneários mais procurados são os de Águas de Lindóia/SP e Caldas Novas/GO.

EFEITOS
Ainda que os mecanismos pelos quais a Balneoterapia alivia certas condições patológicas ainda estão sendo estudados, os cientistas em sua maioria concordam que ela possui três efeitos:
Efeitos químicos: Varia de acordo com a composição da água utilizada no tratamento, e tambémde acordo com a fonte. Como exemplo a “água de enxofre” que é a mais encontrada em águas termais minerais, essa água é conhecida por promover o afrouxamento e derramamento da camada exterior da pele, a chamada queratólise. Acredita-se também que o resultado da interação do enxofre com o oxigênio presente na epiderme é capaz de produzir ácidos, impedindo o crescimento de micróbios.
Efeitostérmicos: O calor aumenta a concentração de beta-endorfinas que é um analgésico natural, e também um estimulador do sistema imunológico, podendo agir no retardamento do crescimento de células cancerosas, a temperatura aumentada da água também proporciona o aumento da secreção de cortisol e catecolaminas, que age impedindo a inflamação.
Efeitos mecânicos: Como principal componente deste efeito temos apressão hidrostática, que aplica uma força em todos os lados do corpo, essa força age reduzindo o inchaço, diminuindo o acúmulo de sangue e devolvendo o sangue venoso para o coração. A flutuabilidade ajuda a diminuir a carga nas articulações, assim melhorando dores articulares causadas pelo impacto com o solo.

OBJETIVOS TERAPEUTICOS
Como os efeitos da Balneoterapia são inúmeros, pode-se listaruma série de objetivos deste tratamento, observando à luz da fisiologia podemos voltar o tratamento para:
Desenvolver o sistema imunológico
Estimular a circulação
Acelerar a atividade celular
Cicatrização
Combate às inflamações
Melhora da dor
Prevenir infecção
Limpeza da pele
Remoção de células mortas
Relaxamento

INDICAÇÕES PARA TRATAMENTO
Diante de tantos objetivos terapêuticos quese pode visar através da Balneoterapia, as patologias associadas à eles são indicadas para a realização de tratamento, dentre várias que se podem tratar observamos:

Eczema
Artrite Reumatoide
Acne
Psoríase
Artrite
Dermatite
Doenças auto-imunes
Doenças inflamatórias
Doenças músculo-esqueléticas
Dor lombar crônica
Fibromialgia
Espondilite anquilosante
Queimaduras
Rinites
Asma...
tracking img