Fisiopatologia da Hepatite Viral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4179 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto




FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO
ESTUDO DE CASO
HEPATITE VIRAL













São José dos Campos – 2013.


ÍNDICE
Introdução..........................................................................................................02
Conceito.............................................................................................................03Epidemiologia....................................................................................................03
Agentes Etiológicos...........................................................................................04
Modo de Transmissão.......................................................................................04
ManifestaçõesClínicas......................................................................................06
Hepatite Aguda..................................................................................................06
Hepatite Crônica................................................................................................07
Hepatite Fulminante...........................................................................................08
HepatiteA..........................................................................................................09
Hepatite B..........................................................................................................10
Hepatite C..........................................................................................................11
ReferenciasBibliograficas.................................................................................14








INTRODUÇÃO
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre,mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais freqüente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-secrônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus hepatotrópicos que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal e observam-se diferenças regionais na ocorrência e magnitude destas em todo mundo, variando, de acordo com o agente etiológico. Têmgrande importância para a saúde pública em virtude do número de indivíduos acometidos e das complicações resultantes das formas agudas e crônicas da infecção.
O termo hepatite literalmente significa inflamação do fígado, mas também abrange alterações do hepatócito incluindo necrose. O fígado pode ser alvo de uma ampla variedade de doenças infecciosas tais como viroses, bacterioses, espiroquetoses,riquetsioses, micoses, protozooses e helmintoses, que, localizadas nestas víscera, podem produzir diretamente anormalidades na sua estrutura e/ou função ou, ainda alterações reacionais ddevido a infecções sistêmicas, como na sepse. Os fatores de risco que aumentam a possibilidade de infecções por vírus hepatotrópicos são o uso de drogas ilícitas endovenosas, a atividade sexuais e as etniasafricanas. (MATTOS; DANTAS, 1995, p.177, 205 e 246).
Mesmo sendo a hepatite viral um importante problema de saúde publica que atinge milhões de pessoas no mundo, a sua prevalência verdadeira é desconhecida por falta de controle das notificações. Entretanto, avanços na medicina têm ajudado na identificação dos agentes virais, sua fisiopatologia, desenvolvimento, vacinas e medicamentos. (DUCAN...
tracking img