Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle da atividade muscular pelo córtex cerebral, pelos gânglios e pelo cerebelo.
As atividades motoras mais complexas do corpo são controladas pelocórtex cerebral, pelos gânglios da base e pelo cerebelo. A remoção do córtex cerebral, em alguns animais inferiores, tem efeito muito pequeno sabre a capacidade doanimal de andar, de correr e, até mesmo de lutar. No ser humano, por outro lado, o córtex cerebral é muito mais desenvolvido e, de modo correspondente. A lesão do córtexno ser humano causa principalmente perda das capacidades funcionais das mãos, dos dedos e das partes distais dos braços. Por outro lado, se os gânglios basais sãogravemente lesados, ao mesmo tempo em que o córtex o é, mesmo os movimentos corporais grosseiros, no ser humano, ficam muito prejudicados.
Organização básica doscentros superiores para o centro muscular.
O córtex motor tem posição ligeiramente anterior no córtex cerebral. Fica situado á frente do sulco central. Osgânglios da base ficam localizados na profundidade dos hemisférios cerebrais e são formados por grandes grupamentos neuronais. O cerebelo tem situação posterior einferior no encéfalo, ficando por trás do tronco cerebral inferior, o cerebelo se comunica com outras áreas motoras do encéfalo por meio de vários feixes neuronaisvolumosos.
O cerebelo ajuda tanto o córtex motor quando os gânglios basais na realização de suas funções. Em outras palavras, diferente dos gânglios basais e docórtex motor, o cerebelo não é diretamente responsável pelo controle da atividade muscular, mas, pelo contrário, atua como coadjutor para as outras duas áreas.
tracking img