Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FISIOLOGIA HUMANA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA

ACADEMICO: ADRIELSON CLOVIS DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO.

CÁCERES, 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
FISIOLOGIA HUMANA 04
1SISTEMA CARDIOVASCULAR 04
1.1 CORAÇÃO 04
1.2 SISTEMA ARTERIAL 04
1.3 PRESSÃO ARTERIAL - CAPILARES 05
1.4 SISTEMA VENOSO 05
1.5 SISTEMA RESPIRATORIO 05
1.6 SISTEMA HORMONAL 05
SISTEMA NEURAL 07
2.1 APTIDÃO FÍSICA 07
2.2 RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR 08
2.3 FORÇA MUSCULAR 08
2.4 FLEXIBILIDADE 10
2.5 TIPOS DE FLEXIBILIDADES 102.6 FATORES QUE AFETAM A FLEXIBILIDADE 11
2.7 RELAXAMENTO 13
2.8 COMPOSIÇÃO CORPORAL 13
ATIVIDADE FÍSICA 15
3.1 BENEFÍCIOS 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado como critério de avaliação, da disciplina de Fisiologia Humana Aplicada a Educação Física do 3º semestre do Curso de Licenciatura Plenaem Educação Física, Campus Universitário de Cáceres - UNEMAT, na qual o professor Joaquim é o responsável.
Pretendemos buscar neste trabalho a compreensão da relação entre Fisiologia, aptidão e atividades físicas.

FISIOLOGIA HUMANA

A Fisiologia Humana é o estudo das funções das grades sistemas do corpo: Sistema circulatório; Sistema Digestivo; sistema respiratório entre outros.

1.SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular consiste no coração, que bombeia o sangue para a circulação pulmonar (pequena circulação), onde ocorrem as trocas de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2), e para a circulação sistêmica (grande circulação), a fim de nutrir todos os outros tecidos do corpo.
Segundo McArdle, Katch e Katch (2011) o sistema cardiovascular consiste em uma conexãocontinua de uma bomba, um circuito de distribuição de alta pressão, canais de permuta e o circuito de coleta e de retorno de baixa pressão.

1.1 CORAÇÃO
O coração possui dois átrios e dois ventrículos, seu lado direito recebe o sangue da veia cava superior para o átrio direito que retorna de todas as outras partes do corpo, que assim passa para o ventrículo direito que é bombeado para apequena circulação. O sangue retorna da circulação pulmonar para o átrio esquerdo que vai para o ventrículo esquerdo para ser bombeado para a circulação sistêmica. O responsável pela funcionamento do coração é o sistema de marca aliado ao músculo do coração o miocárdio.

1.2 SISTEMA ARTERIAL

Podemos dividir esse sistema em artérias e arteríolas. As artérias constituem os tubos de altapressão que levam o sangue rico em oxigênio para os tecidos já as arteríolas são canais menores que se ramificam.

1.3 PRESSÃO ARTERIAL - CAPILARES

Os capilares são redes de vasos microscópicas onde ocorrem as trocas de nutrientes com os tecidos. O fluxo é extremamente lento e a partir dos capilares entramos no sistema venoso.

1.4 SISTEMA VENOSO

O sistema venoso  é formado porveias, responsáveis em trazer o sangue pobre em oxigênio até o coração, através de um fluxo sanguíneo, e transportar o sangue rico em oxigênio dos pulmões  para o coração através das veias pulmonares. Esse sistema é dividido em duas partes: sistema venoso periférico e sistema venoso abdominal.

1.5 SISTEMA RESPIRATORIO

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas doorganismo dos animais com o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões, como explicado abaixo. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema...
tracking img