Cloud computing: google app engine vs. amazon ec2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cloud Computing: Google App Engine vs. Amazon EC2
Ariel Milani, Adriano Canabarro Teixeira Iceg – Universidade de Passo Fundo (UPF) Passo Fundo – RS – Brasil arielmilani@gmail.com teixeira@upf.br Abstract. This article aims to describe the study performed on the concept of computer technology in the clouds and the issues that surround it order to clarify these concepts as commented in thecurrent scenario. After this study, a comparison is made between two of the most popular services found on the cloud, Amazon EC2 and Google App Engine. Resumo. Este artigo tem a finalidade de descrever o estudo realizado sobre o conceito de tecnologia de computação em nuvem e os assuntos que o cercam, a fim de, esclarecer esses conceitos tão comentados no cenário atual. Após esse estudo, é feita umacomparação entre dois dos serviços mais populares encontrados no mercado de nuvem, EC2 da Amazon e o App Engine do Google.

1. Introdução
Desde o surgimento do computador no final dos anos 70, acompanhamos uma transformação para um novo paradigma tecnológico. Com o surgimento das redes de computadores e a popularização da internet nos anos seguintes surgiu um novo conceito de sociedade: aSociedade em Rede, onde tudo é sistêmico e interconectado. O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informação, mas a aplicação desses conhecimentos e dessa informação para geração de conhecimentos e de dispositivos e de processamento/comunicação da informação, em um ciclo de realimentação cumulativo entre a inovação e seu uso (Castells, 1999). Hoje, devidoao desenvolvimento das tecnologias e os dispositivos móveis ocorre um aumento significativo nas formas de conexão entre homens e máquinas valorizando cada vez mais o acesso a informação, colocando a, segundo Tofler (1990), em uma posição privilegiada como fonte de valor e de poder. Devido a isso, a rede está cada vez mais presente no contexto dessa sociedade de acesso livre, de mobilidade e dedesprendimento dos meios físicos, surge então a computação em nuvem, que promete uma independência parcial de hardware, armazenamento, software e processamento. Neste sentido, este artigo vai descrever o estudo realizado sobre o conceito de tecnologia de computação em nuvem e os assuntos que o cercam, a fim de, esclarecer esses conceitos tão comentados no cenário atual. Após esse estudo, é feita uma comparação entre dois dos serviços mais populares encontrados no mercado de nuvem, EC2 da Amazon e o App Engine do Google.

2. Computação em Nuvem
O nome computação em nuvem foi inspirado no símbolo da nuvem que é muitas vezes usado para representar a internet nos fluxogramas e diagramas, Wikipédia (2009). Por se tratar de um assunto recente, ainda não existe um conceito definido sobre o queé computação em nuvem. Entre as mais diversas opiniões, o que parece ser um consenso é que ela não se trata de uma tecnologia e sim de um novo modelo de computação. Em uma visão mais ampla a computação em nuvem pode ser tratada como um termo genérico para qualquer coisa que envolve a entrega de serviços hospedados na Internet. Segundo o analista da Research 2.0, Byron (2008) cloud é avirtualização de rede. Esse conceito é interessante uma vez que a computação em nuvem envolve vários níveis de virtualização como principalmente de software e hardware. Permite que os usuários peçam mais potencial de computação durante o uso, pagando apenas pelo tempo de uso. Uma grande meta da computação em nuvem é a rápida escalabilidade. Conforme o analista da empresa de consultoria Gartner, Stamford (2009)define, a computação em nuvem é um estilo de computação maciçamente escalável onde as Tecnologias de Informação (TI) relacionadas com as capacidades são fornecidas como serviço, usando tecnologias de Internet para vários clientes externos. Recentemente a empresa tem removido o termo "maciçamente escalável" e substituído por "escalável e elástico", como um indicador de que a característica...
tracking img